Secretaria do Trabalho lança edital do Qualifica Alagoas

17/02/2012 21:12 - Empregos
Por Redação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (16) edital para credenciamento, seleção e habilitação de entidades de educação profissional para a execução dos cursos do Qualifica Alagoas, que oferecem 500 vagas para Maceió excedentes das buscas ativas realizadas na primeira etapa do programa nos bairros do Jacintinho, Vergel, Selma Bandeira e Benedito Bentes e nos conjunto Osman Loureiro e Carminha.

"Estamos dando continuidade a esse grande programa de qualificação, abrindo oportunidades para que jovens e adultos se preparem para o mercado de trabalho, tão acirrado. Essa é uma das nossas metas e, em breve novos editais serão lançados. Estamos trabalhando para isso", anunciou o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira.

Serão oferecidas vagas para os cursos de recepcionista e camareira em meios de hospedagem, guia turístico, cozinheiro industrial, armador de ferro, pintor de obras, eletricista industrial, pedreiro, gesseiro, mestre de obras e técnico de vendas com repositor estoquista.

Empresas interessadas deverão preencher o cadastro do Edital Qualifica Alagoas 2012, que consta no site www.trabalho.al.gov.br à esquerda e entregar de 23 de fevereiro a 23 de março, das 8h às 14h, pessoalmente ou por postagem, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação profissional, localizada na Rua Silvério Jorge, 368, Jaraguá.

Poderão participar do processo de habilitação as entidades sem fins lucrativos que comprovem a execução de ações de qualificação social e profissional e que estejam constituídas há pelo menos três anos. Estas devem estar isentas de penalidades de suspensão e idôneas por órgãos públicos federal, estadual e municipal, e não podem estar em processo de falência, concordata ou liquidação e inexistência de débitos trabalhistas, em conformidade com a Lei 8666/93.

A lista das empresas habilitadas a participar do programa será publicada no Diário Oficial do Estado e divulgada no site www.trabalho.al.gov.br até o dia 20 de abril deste ano.

Na primeira etapa, foram priorizados como público alvo os trabalhadores sem ocupação, cadastrados nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e/ou os beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda; trabalhadores em situação especial, como detentos, egressos do sistema penitenciário e os jovens que são submetidos a medidas socioeducativas.

O Qualifica Alagoas foi lançado pelo governador Teotonio Vilela no dia 18 de agosto de 2011, por meio de Portaria nº 68, para atender a nove eixos com cursos de qualificação mediante as oportunidades para inserção imediata no mercado de trabalho. O programa é uma parceria das secretarias de Estado do Trabalho, da Defesa, Articulação e Assistência Social, Paz, Mulher, Planejamento, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Turismo.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..