Partidos alagoanos já pensam no que fazer com candidatos ficha suja

17/02/2012 07:32 - Geral
Por Redação
Image

Depois de quase dois anos e 11 sessões de julgamento, a Lei da Ficha Limpa foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e será aplicada integralmente já nas eleições deste ano.

Pela decisão do tribunal, a lei de iniciativa popular que contou com o apoio de 1,5 milhão de pessoas, atingirá, inclusive, atos e crimes praticados no passado, antes da sanção da norma pelo Congresso, em 2010.

Por 7 votos a 4, o tribunal julgou constitucional barrar candidatos condenados por órgãos colegiados. A norma é válida a partir das eleições deste ano, mesmo que os réus ainda possam recorrer da condenação a instâncias superiores.

Lideranças políticas alagoanas já expressam o posicionamento de suas siglas sobre como vão tratar os eventuais atingidos,segundo levantamento feito por este blogueiro.

O deputado federal Rui Palmeira(PSDB) assim se expressou: " a Ficha Limpa é um passo importantíssimo para aprimorar nosso sistema político-eleitoral.""è uma vitória da sociedade",comentou Palmeirta.

Outro tucano que estava torcendo pela vitória no STF foi o vereador palmeirense França Junior.Segundo ele "a ficha limpa já para as eleições deste ano é uma grande vitória da cidadania, da transparência e da integridade no sistema eleitoral."

Doravante, disse o deputado JHC quem vai barrar os fichas sujas serão os próprios partidos, que não querer ter candidatos impunados.

A vereadora Heloisa Helena(Psol-Maceió), disse "foi importante a vitória no STF do ficha limpa." Para ele, "pelo menos diminuirá o rol de vigaristas que infelizmente são eleitos (voto na Urna) pela maioria".

O presidente da Câmara Municipal de Murici, vereador Anizão(PMN) disse uma consequência importante da validação da lei da Ficha Limpa pelo STF:"partidos escolherão com mais atenção seus candidatos este ano."

O jornalista Regis Cavalcante, presidente do PPS em Alagoas lembrou que o seu partido foi o único que lutou no STF para essa vitória. Citando exemplo, em Palmeira dos Indios, vamos lançar para prefeito, o médico Márcio Henrique uma boa expectativa politica,onde poderá haver impugnação de ficha suja no momento candidatos a prefeito.

O presidente do PSDB no Alagoas, Claudionor Araujo, declarou que a sigla não vai lançar candidaturas de candidatos com problemas na Justiça. "Só será candidato quem não tiver condenação por colegiado", concluiu ele..

“A decisão do STF sobre a Ficha Limpa resgata a ética como ponto essencial na democracia”, comentou o presidente da OAB-Alagoas, Omar Coelho. “A constitucionalidade desta Lei dá conteúdo social e ético à Constituição Federal”, acrescentou em seguida. Omar

acesse>>twitter>>@Bsoutomaior

Em Tempo: Este blog acaba de ganhar um excelente reforço: estaremos publicando artigo do deputado federal Roberto Freire, também presidente do PPS nacional.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..