Ataque suicida no Paquistão mata ao menos 18 pessoas

17/02/2012 20:55 - Brasil/Mundo
Por Redação

Ao menos 18 pessoas morreram nesta sexta-feira e 35 ficaram feridas em atentado suicida na região tribal paquistanesa de Kurram, na fronteira com o Afeganistão, informou um policial à agência EFE. Um suicida detonou explosivos que carregava no mercado da localidade de Parachinar, perto da fronteira afegã.

De acordo com a rede de televisão Khyber, a região é marcada por uma forte presença de xiitas, seita minoritária do islã no Paquistão, embora fontes oficiais consultadas pela Efe recusaram confirmar que o ataque foi dirigido contra esse grupo.

As autoridades paquistanesas costumam diminuir a importância ou ocultar os frequentes ataques sectários que ocorrem no país, sobretudo os cometidos pelos majoritários grupos fundamentalistas sunitas.

O atentado coincide com a visita a Islamabad do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que participou de uma cúpula com os chefes de estado do Paquistão, Asif Ali Zardari, e do Afeganistão, Hamid Karzai.

Kurram vem sofrendo há meses com conflitos entre o exército paquistanês e a insurgência talibã, que tem grande influência na região da fronteira com o Afeganistão.

Segundo um relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz, o número de mortos por terrorismo em 2011 no país foi de mais de 2.391.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..