Bebê recebe marca-passo 15 minutos após nascer nos EUA

16/02/2012 19:37 - Brasil/Mundo
Por Redação

Médicos do Hospital Infantil Lucile Packard, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, implantaram um marca-passo em um bebê com 15 minutos de vida. Segundo os cirurgiões, a menina sobreviveria apenas algumas horas sem o equipamento. A cirurgia ocorreu em 22 de novembro do ano passado e foi divulgada na quarta-feira pela universidade. As informações são da agência AP.

Jaya Maharaj foi diagnosticada com uma grave doença no coração quando ainda estava no útero. Quando nasceu, seu coração batia 45 vezes por minuto, enquanto um recém-nascido normalmente tem entre 120 e 150 batimentos.

Os pais da criança, Leanne Maharaj, 26 anos, e Kamneel Maharaj, 31 anos, descobriram durante uma visita de rotina que o sistema imunológico da mãe atacava por engano as fibras nervosas do feto, o que causou a doença na menina. Segundo o doutor Katsuhide Maeda, que implantou o equipamento no pequeno coração (do tamanho de uma noz), o parto teve que ser antecipado para salvar a criança.

Os médicos tiveram que calcular o momento perfeito para o parto - nem cedo demais, quando seus órgãos não estariam suficientemente formados, nem tarde, o que ameaçaria a vida da criança. Vinte pessoas participaram do procedimento coordenado por Maeda. Segundo ele, o coração da menina batia tão pouco após o parto que ele decidiu começar a cirurgia imediatamente.

Normalmente, o cirurgião conecta fios a um marca-passo e, em uma segunda cirurgia, instala um equipamento definitivo no corpo. Maeda decidiu evitar uma segunda operação e instalou o marca-passo diretamente em um processo que durou cerca de uma hora.

"Sempre que nos preocupávamos, ela chutava lá dentro e dizia 'eu estou aqui; eu estou viva'", diz Kamneel. "Nós pensamos que talvez ela estava tentando dizer que estava tudo OK, então nós sempre tivemos esperança", completa o pai.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..