Com um desfile alegre e criativo o Bloco do Prazer chegou à maioridade, na noite da última sexta-feira (10), arrastando uma multidão pelo corredor da folia das prévias carnavalescas de Jaraguá. Com fantasias variadas ou camisas customizadas, os foliões reforçaram a mensagem do bloco criado pelo Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que há 18 anos destaca, de forma lúdica, o preservativo como melhor forma de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.

“A tradição do bloco permanece, despertando a consciência de homens e mulheres sexualmente ativos, estimulando a solidariedade com as vítimas da epidemia e fortalecendo o trabalho que é realizado o ano inteiro. Ninguém precisa abrir mão da prevenção para se divertir, especialmente neste período, em que a combinação de álcool e liberdade se tornam um fator de risco e de vulnerabilidade muito alto”, frisa a coordenadora do Programa, Sandra Gomes.

No comando da folia, estavam o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, e o secretário-adjunto, André Born. “O caráter alegre e solidário do bloco vem resistindo ao tempo, refletindo o trabalho que toda a equipe da SMS desenvolve com amor durante o ano inteiro, chamando a atenção, numa luta conjunta, e mostrando que mesmo com as dificuldades advindas da doença, é possível esbanjar alegria”, disse Loureiro. “Prevenção, gente bonita bom, frevo e irreverência: a junção de tudo isso é o Bloco do Prazer”, completou André Born.

No desfile do bloco, pessoas de todas as idades vibravam ao som de muito frevo, comandados pelo tradicional estandarte em formato de coração e passistas vestidos como palhaços, bonecas de pano e drag queens - responsáveis pela distribuição de preservativos masculinos. À frente do bloco, estudantes de cursos das áreas de Saúde, Ciências Exatas e Humanas da Universidade Federal de Alagoas comemoravam os 10 anos do projeto de Extensão “Sorriso de Plantão” – composto por alunos que, vestidos como médicos e enfermeiros, levam alegria a crianças hospitalizadas, como “palhaços (clowns) da alegria” – formando a “Clownmissão” de frente.

No sábado (11), a movimentação dos foliões foi grande também no Balcão da Prevenção instalado em frente à Barraca Lopana, na Ponta Verde, por onde desfilaram os bloco Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha e Pecinhas de Maceió, distribuindo preservativos e panfletos educativos e repassando orientações preventivas sobre DSTs e Aids.