O deputado federal Maurício Quintella (PR) já deu início à busca de alianças para consolidar sua pré-candidatura à Prefeitura de Maceió. Por enquanto, apenas um aliado certo: o PSL. Em relação à própria candidatura, Quintella – em conversa com este blogueiro por telefone – disse que sua presença na disputa está “confirmadíssima”.
Ele coloca – inclusive! – que já conversou sobre o assunto com o prefeito Cícero Almeida (PP), que comanda a administração da qual o PR faz parte com dois espaços: a vice-Prefeitura, com Lourdinha Lyra; e a Fundação Municipal de Apoio à Cultura, com Paula Sarmento. Quintella diz que apesar dos diálogos com várias lideranças políticas, poucos foram os avanços.
“Todos os partidos confirmam os seus pré-candidatos. Acredito que as conversas em relação às alianças só devem avançar após o período do Carnaval”, colocou Quintella, que espera – evidentemente – encontrar forças importantes para consolidar sua candidatura. Entretanto, o próprio Quintella sabe da dificuldade destas composições. Em sua avaliação, “Maceió terá uma eleição atípica com um grande número de candidatos”.
“Eu acredito que quanto mais candidatos, melhor, inclusive, para a população que terá mais opções e propostas para escolher. Não acho ruim”, salientou. Maurício Quintella já teve diálogos sobre as eleições com os senadores Benedito e Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), além do próprio governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Por sinal, por pouco o PR não fecha parceria com o PSDB, indicando o nome para a presidência da ARSAL. Mas, não deu certo e por lá permanece Waldo Wanderley, indicação do secretário Luiz Otávio.
Maurício Quintella diz que ouviu de Renan Calheiros o interesse de manter unida – nas eleições de 2012 – a base do governo federal da presidenta Dilma Rousseff. Em relação a Vilela, o governador teria dito que espera que sua base aliada (com três candidatos: os deputados federais Rui Palmeira (PSDB) e Givaldo Carimbão; e o deputado estadual Jefferson Morais (Democratas) afunile em um único nome.
Porém, independente das composições e conjunturas, o PR assegura que estará no pleito. “Discutimos internamente e optamos por candidatura própria e pelo meu nome para isto”, frisou. Na Câmara Municipal de Maceió, o partido busca continuar ocupando o espaço que já possui com Berg Holanda (PR), ou até mesmo ampliá-lo. Sobre a possibilidade de Lourdinha Lyra concorrer a uma das vagas, o deputado federal Maurício Quintella diz ainda que só depende da vontade dela.
Estou no twitter: @lulavilar