O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está com a Operação Carnaval pronta para ser executada em 2012. A ação tem como finalidade proporcionar atendimento seguro e imediato à população, por meio da implantação de postos avançados das unidades operacionais da corporação.

Planejada desde o inicio de janeiro, a Operação Carnaval vai distribuir o efetivo em locais de maior concentração de pessoas nas cidades alagoanas. Cerca de 300 militares, 40 viaturas e embarcações serão empregados em Maceió e na Região Metropolitana que se estende da Barra de São Miguel a Barra de Santo Antônio.

Segundo o capitão Francisco Leopardi, Comandante do Subgrupamento de Salvamento Aquático (SGSA), localizado na Praia do Francês, além das guarnições diárias de Guarda-Vidas nos postos da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e nas praias de Jatiúca e Sereia, em Maceió, o efetivo será aumentado garantindo maior segurança aos banhistas. Além destes, existem os postos de apoio nas praias do Gunga, Barra Nova e Pontal.

“Cerca de 20 homens estão diariamente nos postos de Guarda-Vidas, e o GSA possui três mergulhadores e mais seis homens de apoio nos grupamentos de Maceió e do Francês”, relatou o capitão.

Entre os objetivos da Operação Carnaval, também estão a redução efetiva do tempo-resposta ao atendimento às vítimas, operacionalização dos postos avançados descentralizados, para o atendimento eficiente e eficaz às ocorrências.

“A população pode brincar e se divertir tranquila que o bombeiro estará pronto para atuar em caso de necessidade”, falou o tenente coronel, Paulo Marques, enfatizando a importância da conscientização dos foliões durante as festas, evitando combinar o uso de álcool com direção, além dos cuidados em praias e balneários, prestando atenção especial às crianças e aos locais perigosos para banho.