Como esperado a Casa de Mário Guimarães abriu os trabalhos legislativos do ano de 2012 nesta quarta-feira, dia 15, com nove vereadores presentes: o presidente Galba Novaes (PRB), Carlos Ronalsa (PP), Heloísa Helena (PSOL), pastor João Luiz (Democratas), Théo Fortes (PTdoB), Marcelo Gouveia (PRB), Tereza Nelma (PSB) e Marcelo Malta (PCdoB).
O parlamento-mirim retoma as atividades com alguns projetos pendentes como a Lei Delegada (o “famoso” Bico Legal) de autoria do vereador Galba Novaes e o Portal da Transparência José Alencar, que deve – ainda segundo Novaes – entrar no ar em breve.
No plenário, ainda se encontram agentes de endemias da Prefeitura Municipal de Maceió que buscam a efetivação no serviço público.
Como novidades para o ano de 2012, há um projeto de lei de Galba Novaes – já antecipado por este blog – que visa acabar com a reeleição da Mesa Diretora da Casa de Mário Guimarães e a possível criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, proposto pelo vereador João Luiz.
Retomando o campo das pendências, os vereadores ainda precisam apresentar o relatório final da Comissão Especial de Investigação (CEI) dos Combustíveis, que foi finalizado dentro do prazo, mas por conta do recesso parlamentar ainda não foi mostrado em detalhes.
Os trabalhos na Câmara Municipal ainda devem – evidentemente – sofrer influência direta do calendário eleitoral, esvaziando – por muitas vezes – o plenário durante o ano, já que grande parte dos edis são postulantes à reeleição.
Estou no twitter: @lulavilar