O diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Alagoas, Vladimir de Abreu e outros técnicos da empresa participaram nesta segunda-feira (13), de uma reunião com representantes de hotéis e pousadas e da prefeitura da Barra de São Miguel. No encontro, a Eletrobras apresentou as medidas preventivas adotadas para tornar o sistema elétrico mais confiável durante o carnaval e ainda mostrou como a distribuidora irá atuar nos dias da festa de momo.
Como ações de prevenção foram realizadas podas de árvores: 2.726 somente no mês de janeiro; ampliação da capacidade de transformadores e a partir desta terça-feira (14) as redes passarão por lavagens com o objetivo de reduzir o efeito da maresia sobre os isoladores, o que evita curto-circuito. Durante a festa, a Eletrobras estará com 12 equipes de prontidão para atender as ocorrências emergenciais. Serão três duplas a cada turno.
Também será disponibilizada uma equipe chamada de ‘manutenção pesada’, com total condição de atender a ocorrências maiores a exemplo de substituições de postes e de transformadores, em casos de abalroamento. “Estamos trabalhando. O que podemos fazer com o sistema que temos hoje, está sendo feito”, disse o diretor de Operação Vladimir de Abreu.
Ele antecipou aos empresários, que a Eletrobras Distribuição Alagoas irá construir uma subestação na Barra de São Miguel, com a intenção de melhorar a qualidade do fornecimento, trazendo mais confiabilidade ao sistema. A obra está em fase de licitação, com previsão para 2013. Na reunião, foram repassadas orientações para a prefeitura e para os próprios hoteleiros quanto à necessidade de manter as instalações internas em perfeita condição e bem dimensionadas para a carga utilizada, a fim de evitar problemas no fornecimento.
O diretor de Operação reforçou ainda que as ligações clandestinas e os desvios de energia por parte de ambulantes provocam interrupção no sistema e podem causar acidentes. Como parceria, a prefeitura da Barra de São Miguel se comprometeu em só liberar os cadastros dos vendedores de rua com a comprovação de solicitação da ligação provisória na Eletrobras.
--