Alberto Sextafeira assume presidência do Conselho do Trabalho

14/02/2012 12:18 - Empregos
Por Redação
Image

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, é o novo presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CET). A solenidade de posse aconteceu na manhã desta terça-feira (14), durante a reunião ordinária da entidade, no auditório da Secretaria de Planejamento e Orçamento, com a presença de sete conselheiros e suplentes entre os 12 que compõem o órgão.

A reunião serviu ainda para uma explanação sobre o Observatório do Trabalho, que será implantado em breve pelo governo do Estado, das ações de qualificação profissional que irão contar com recursos próprios do Estado, do Banco Mundial e do Ministério do Trabalho, bem como para a homologação do Plano Plurianual Único do exercício 2011/2012.

Na ocasião, Sextafeira se colocou à disposição do conselho, no que pertine a continuidade das discussões, de forma democrática, e com a transparência com a prestação de contas das ações do governo do Estado.

“Venho somar aos esforços de todos e com foco principalmente na qualificação profissional, minha paixão. Temos metas a cumprir dentro de um programa que já está sendo trabalhado que é o Alagoas tem Pressa. O Observatório do Trabalho vai ser uma ferramenta importante nesse processo porque vai nos orientar para a correta aplicação dos recursos, com a clareza do cenário e a interface com os parceiros”, garantiu o presidente do CET.

A superintendente de Emprego e Relações do Trabalho, Luciana Caetano, está coordenando o observatório e apresentou o projeto, que terá o compromisso de mostrar as áreas críticas no Estado carentes de qualificação profissional, mensurar os resultados do que foi investido e diagnosticar as diferenças com os indicadores sociais, a partir das intervenções. “Iremos perceber melhor a dinâmica da economia do Estado e aprofundar as pesquisas e estudos. As pesquisas de campo é uma de nossas ousadias”, complementou Luciana.

O Observatório do Trabalho é uma parceria da Seteq, que será responsável pela articulação, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), da qual terá o compromisso do custeio das bolsas de pesquisa e da Ufal, que vai utilizar seus alunos bolsistas para as pesquisas.

Sobre os recursos a serem disponibilizados pelo Banco Mundial para a qualificação profissional, Luciana Caetano informou que foram pleiteados R$ 22 milhões para as ações até 2014 e que o governo estadual vai dar uma contrapartida de R$ 5 milhões por ano até o mesmo período. Com relação ao Plano Plurianual Único foi apresentada a meta de 689 pessoas a serem qualificadas com recursos do Ministério do Trabalho, já inseridos na meta do governo estadual de qualificar mais de 67 mil pessoas até 2014, tanto de Maceió como do interior do Estado. O plano foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

 

A reunião contou com a presença de representantes do Senai, Ufal, Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Federação da Agricultura e CUT, além dos técnicos da Seteq. Na ocasião, o professor Eduardo Silva, da Ufal, deixou o conselho e foi substituído pelo doutor em educação, César Candeias, que já tem uma linha de pesquisa em seu doutorado voltado ao mercado de trabalho.

Criado em 1994, o Conselho Estadual do Trabalho é único tripartite, constituído por representantes do poder público estadual e federal, empregadores e trabalhadores do Estado de Alagoas. De caráter permanente e deliberativo, o CET é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e estabelece diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho em Alagoas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..