O consumo exagerado de bebida alcoólica e imprudência no trânsito aumentam durante o Carnaval, o que pode representar acréscimo no número de atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE). Para garantir assistência ágil e de qualidade, a direção do hospital reforçará as escalas dos profissionais de plantão.
De acordo com a gerente geral do HGE, Isabel Toledo, apesar do incremento da escala multiprofissional, é essencial que a população colabore, principalmente, na procura do local correto para o atendimento.
“O HGE é referência para os casos graves de urgência e emergência, por isso a população só deve procurar a unidade em casos de acidentes de trânsito, agressões por arma de fogo ou branca e demais ocorrências de média e alta complexidade”, explicou a gerente geral do HGE.
Os pacientes que necessitarem de atendimento de menor gravidade devem se dirigir aos ambulatórios 24h ou a Clinica Infantil Dayse Brêda. Essas unidades estão preparadas para a assistência de pequenos ferimentos, viroses, diarreia, cólicas menstruais, cefaleias, furúnculos, entre outros.
Os cinco ambulatórios 24h localizados em Maceió são o Noélia Lessa (Levada), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho), Denilma Bulhões (Benedito Bentes) e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira).
Ocorrências
Segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same), as colisões e acidentes com motocicleta lideram o ranking de ocorrências no trânsito. Os atropelamentos estão em terceiro lugar, seguidos dos acidentes com bicicletas e capotamentos. Sábado e domingo, geralmente, são os dias de maior número de acidentes com vítimas. A faixa etária entre 25 e 34 anos é a mais atingida e o horário de entrada dos pacientes no HGE é mais frequente entre 18h e 21h.
Ações