Arapiraca realiza conferência municipal sobre transparência e Controle Social

13/02/2012 07:59 - Interior
Por Redação
Image

A controladora-geral do Estado, Rosa Barros Tenório, e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, abriram, nesta quinta-feira, 09/02, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de Arapiraca. O evento aconteceu no auditório do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, reunindo 187 pessoas, representantes da sociedade civil, conselhos, poder público, além de convidados e observadores.

Também fizeram parte da mesa os representantes do conselho municipal de Assistência Social, Cícero Galdino, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Ministério Público Estadual, Geraldo Magela, a controladora geral do município, Maria Ariluce de Cerqueira Silva, presidente da Comissão Organizadora Municipal, o analista de finanças da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Studart e Brás Antônio de Farias, da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar).

Usando a palavra, o prefeito Luciano Barbosa enfatizou o controle social. “É preciso evitar o desvio dos recursos públicos, mas é importante ter o controle social para discutir como melhor aplicá-los. Ninguém melhor sabe aplicar os recursos públicos que a comunidade.”

Na apresentação do painel do tema central da conferência “A Sociedade no Controle e no Acompanhamento da Gestão Pública”, a controladora-geral destacou a oportunidade da conferência para proposições que aperfeiçoem o controle social. Falando diretamente à sociedade civil e aos representantes dos Conselhos de Políticas Públicas ela salientou a hegemonia dos segmentos na Consocial. “Essa conferência é de vocês, para vocês. Mas esse não é o fórum para denúncias, mas de propostas produtivas para aperfeiçoar a fiscalização da gestão e dos recursos públicos”.

Participativa, a plenária acompanhou atentamente e aplaudiu com entusiasmo a leitura das propostas eleitas como prioritárias pelo município e encaminhadas para as etapas estaduais e nacionais.

Ao final, vinte e oito delegados foram eleitos pela plenária, sendo 18 pela sociedade civil, sete pelo poder público e três por conselhos de políticas públicas, que representarão Arapiraca na Consocial Estadual.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..