Com muito frevo no pé e fantasias irreverentes, os foliões irão lotar a orla de Pajuçara na manhã deste sábado (11), em Maceió. O tradicional bloco Pinto da Madrugada será o primeiro a desfilar, com 15 orquestras do Estado tocando as marchinhas que fizeram parte da história, o bloco completa 12 anos de muita animação. Esse ano, a homenagem será ao saudoso Macial Lima, que dedicou muitos anos da sua vida cultura popular alagoana.
Os organizadores do Pinto da Madrugada prometem que esse ano irão surpreender o público. “Estamos com a estrutura toda montada, as camisas já foram vendidas e não vemos a hora para cair na folia. Este ano vamos homenagear o Macial, um lutador incansável da cultura popular alagoana. Mas temos muitas novidades que vocês vão conferir amanhã”, afirmou o organizador do bloco Braga Lira.
O bloco Pinto da Madrugada nasceu de uma associação de amigos, profissionais liberais e professores universitários, independentes financeira e politicamente, cujo principal elo entre os mesmos neste projeto foi, e é, o apego às tradições culturais de sua terra, especificamente aquelas ligadas ao carnaval.
Em sua primeira apresentação pública, a Cerimônia de Batizado, ocorrida em janeiro de 2000, homenageou as grandes figuras que contribuíram com o carnaval na história de Alagoas.
Mas não é o Pinto da Madrugada que vai animar o público, outro bloco já consolidado é a Turma da Rolinha, que há 14 anos agita os foliões.
E quem nunca ouviu falar que Carnaval é o dia em se “solta a franga”, e que nesse dia homem se vestir de mulher é apenas brincadeira? Bloco as Pecinhas de Maceió tem tudo isso e muito mais, com homens caracterizados de mulher, o bloco tem sua concentração no Iate Clube Pajuçara às 12h. Sua largada nas ruas é a partir das 15h e esse ano conta com o som da banda baiana Harmonia do Samba.
Há 29 anos, o bloco mais irreverente da capital alagoana leva milhares de pessoas às ruas. As fantasias são o ingrediente principal da festa, que em todas as suas edições o público consegue inovar.
Policiamento
A Polícia Militar (PM/AL) está preparada para garantir a segurança com o esquema com 400 policiais, 15 viaturas, 17 motocicletas e ainda, homens da cavalaria para garantir a segurança dos cerca de 100 mil foliões esperados para a festa.
Para garantir a segurança os foliões devem ficar atentos as normas da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) de não utilizar nenhum vasilhame de vidro, além de ficar atentos aos pontos dos banheiros químicos, que estarão dispostos na orla.