Para garantir melhores condições de ensino na volta às aulas, algumas escolas municipais passarão por reformas e melhorias em sua estrutura física. Em função disso, o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, vem intensificando um programa de visitas às unidades escolares para verificar a situação de cada uma.

Só na tarde da terça-feira (7), ele esteve em três escolas: Rosane Collor, Kátia Assunção e a Marilúcia Macedo, todas localizadas no bairro do Jacintinho. A creche-escola Rosane Collor atende uma média de 120 crianças da educação infantil. Segundo a coordenadora Paula Feitosa, a comunidade escolar reivindica a recuperação do piso do pátio e a descupinização das paredes.

Na escola Kátia Assunção, a reivindicação é para a construção de uma coberta para o pátio. Na unidade – que atende a cerca de 1.160 alunos em três turnos: do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – deve ser implantado, ainda este ano, o programa Mais Educação. “Pedimos a coberta do pátio por que queremos proporcionar aos nossos alunos um pouco de conforto”, salienta a vice-diretora, Disleyne Teófilo, que aproveitou a visita do secretário para solicitar, também, mais carteiras para a escola.

Na vista à Escola Marilúcia Macedo – que funciona com 450 crianças do 1º ao 5º ano – o secretário Thomaz Beltrão recebeu o pedido da diretora por melhorias no prédio. “A escola precisa ser re telhada e a parte elétrica também vem dando problemas”, apontou ela.

A coordenadora de Engenharia da Semed, Cléo Farias, que acompanhou o secretário nas visitas, salientou que já registrou as principais solicitações das escolas e verificou ainda outras necessidades. “Vamos providenciar o atendimento aos pedidos e incrementar outros serviços”. Ela ressalta ainda que várias escolas foram recuperadas e outras receberam melhorias em 2011, a exemplo da escola Kátia Assunção. “No ano passado foi construído nessa escola uma passarela e reformados os banheiros”, afirma.