O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, vai se reunir, nesta sexta-feira (10), com os profissionais do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) para discutir o andamento do Programa Garantia Safra referente ao ano agrícola 2011-2012.
“Vamos discutir as metas de inscrições de cada município, saber como estão as inscrições, verificar se há alguma dificuldade e propor soluções. O que nós queremos é que o agricultor familiar esteja coberto por um seguro, para que ele plante tranquilo”, frisou o secretário.
O encontro será realizado no auditório da Algodoeira, em Olho D’Água das Flores, a partir das 9h, e também vai contar com a coordenação do programa em Alagoas. Para os agricultores interessados, o período de inscrição segue até o mês de março e o Estado dispõe de 25 mil cotas.
A quantidade é o dobro da que foi disponibilizada no ano agrícola 2010-2011, quando foram oferecidas 12.363 cotas. O Garantia Safra é formado por um fundo solidário, composto por contribuição dos Estados, dos municípios e dos agricultores. Para participar do programa, o agricultor familiar primeiro faz uma inscrição. Depois, ele recebe um boleto, no valor de 1% do seguro, que deve pagar no período determinado.
Em caso de perda de 50% ou mais da plantação, provocada por seca ou excesso de chuva, o agricultor recebe um seguro de R$ 680,00. O Garantia Safra está disponível para as culturas de arroz, algodão, feijão, mandioca e milho, desde que cultivadas em áreas que variem entre 0,6 e 10 hectares, sem irrigação, em municípios do Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira ou região Agreste.
“Todos os anos o Estado faz sua adesão ao programa, pois o governador Teotonio Vilela entende a importância desse seguro para o agricultor, em caso de perdas. Nossos técnicos extensionistas estão à disposição dos agricultores que desejarem se inscrever no programa. Ao mesmo tempo, também fazemos um trabalho de sensibilização das prefeituras, para que elas se comprometam com o Garantia Safra”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
Outras informações sobre o Garantia Safra pelo número (82) 3315-3668, das 8h às 14h.

Maceió