Os representantes das entidades vinculadas à agricultura familiar em Alagoas participam este mês das Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Durante os encontros, são discutidas as demandas do segmento e apontadas soluções, que serão levadas para uma Conferência Estadual e, em seguida, a Conferência Nacional.
Nesta quinta-feira (9), acontece a Conferência Territorial do Litoral Sul e Baixo São Francisco, no município de Coruripe. Na sexta-feira (10), haverá em Maragogi a Conferência do Litoral Norte. Mas, a primeira delas foi realizada na cidade de Arapiraca, na última terça-feira (7), e a segunda em Viçosa, na quarta-feira (8).
Os principais eixos debatidos são: Ater e desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater; metodologia e abordagens de extensão rural.
De acordo com a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Rita de Cássia, entre as demandas apresentadas pelos participantes das conferências, a principal diz respeito ao reforço nas ações de Ater.
“As entidades levantam a importância do serviço de Ater para o desenvolvimento da agricultura familiar, para apoio às famílias do campo, e acham necessário que esse serviço tenha continuidade, qualidade e quantidade”, lembrou Rita de Cássia, que nesta quarta-feira (8) participou da conferência realizada em Viçosa.
Na próxima semana, as Conferências Territoriais continuam em Água Branca, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar, nos dias 13, 14 e 15, respectivamente. De todas elas, participam representantes do poder público estadual, municipal e federal, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, pescadores, organizações da juventude rural e movimentos sociais, Ongs e conselhos.
Após as Conferências Territoriais, será realizada uma estadual, em Maceió, da qual sairão 15 delegados que vão representar Alagoas na Conferência Nacional de Ater, em Brasília.