Ministério vai apoiar construção de novos abatedouros no Estado

07/02/2012 22:40 - Maceió
Por Redação

O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho disse nesta terça-feira (7) que deverá apoiar a construção de novos abatedouros em Alagoas, através do investimento de recursos federais nas obras de edificação de novas unidades, adequação de instalações já existentes e na aquisição de equipamentos. A informação foi passada diretamente ao governador Teotonio Vilela Filho, durante audiência no Ministério, em Brasília.
A proposta que o Governo de Alagoas já vem colocando em execução prevê a construção de abatedouros regionais, localizados em pontos estratégicos, permitindo um atendimento aos criadores de todo o Estado. O plano do Governo, destaca o governador, atende a todas as orientações do Ministério da Agricultura, bem como às exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério do Trabalho.

Ao todo, serão implantados 9 abatedouros regionais, sendo que 5 deles já estão em funcionamento e deverão passar por obras de adequação para se tornarem unidades regionais. Os novos abatedouros serão construídos nos municípios de União dos Palmares, Porto Calvo, Santana do Ipanema e Viçosa.

Além dos abatedouros, serão construídas e equipadas 12 unidades de refrigeração – frigoríficos regionais – que completam a nova infraestrutura para o setor em Alagoas. O investimento nas obras e na compra de equipamentos é equivalente a cerca de R$ 25 milhões. Toda a estrutura irá atender à demanda de abate do Estado, que hoje gira em torno de 5 mil cabeças de gado por semana.

Segundo o governador Teotonio Vilela, Alagoas possui um modelo de abatedouros ultrapassado, com quase dois séculos de existência e que não se adequou às exigências para funcionamento. Teotonio defende a existência de um novo modelo de abatedouro, que cumpra, com excelência, todas as exigências de saúde e também respeite integralmente a legislação trabalhista. Isso para que a população de Alagoas e todos os mercados que consomem a carne abatida no Estado tenham um produto com qualidade superior.

Na avaliação do secretario de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, que também participou da audiência em Brasília, o Governo de Alagoas está fazendo a sua parte com a implantação das novas unidades e a busca por recursos federais para a conclusão do projeto integral para o setor. No entanto, ele destaca que é fundamental a parceria com os municípios e com empresários. “É imprescindível a participação dos municípios nesse trabalho, porque o Estado vai prover a infraestrutura, mas não é seu papel administrar matadouros e frigoríficos. Por isso temos que discutir com os municípios os modelos de gestão e operação dessa nova infraestrutura”, alerta.

Dos aproximadamente 50 abatedouros existentes em Alagoas, cerca de 20 foram fechados recentemente. Em geral, a interdição e o fechamento dos estabelecimentos ocorreram por conta da falta de condições higiênicas e de saúde, e ainda por desrespeito a diversas leis trabalhistas. Com a nova estrutura, o Governo espera sanar os problemas no setor, melhorar a qualidade do produto que chega à mesa das famílias alagoanas e também o desempenho econômico do setor.

O senador Benedito de Lira e o deputado Federal Givaldo Carimbão também participaram da audiência no Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

Infraestrutura de turismo

Ainda nesta terça-feira, em Brasília, o governador Teotonio Vilela esteve reunido com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para discutir a participação do Ministério no desenvolvimento da indústria turística no Estado. “Alagoas é um dos destinos turísticos que mais cresce no Nordeste hoje, pela beleza de suas praias, lagoas, e diversos outros aspectos, além da infraestrutura que oferece aos turistas, e que estimula o investimento de grandes empresários no setor”, afirmou Teotonio.

Para se ter uma ideia da força da indústria turística e de sua importância para a economia de Alagoas, o governador Teotonio Vilela destacou que só nesta temporada de cruzeiros, 65 navios estarão atracando nas águas do Estado. A taxa de ocupação nos hotéis de Alagoas também foi destacada.

Gastão Vieira informou que o Ministério dispõe em 2012 de um orçamento de R$ 147 milhões e ressaltou que existem diversas formas de buscar recursos extras para atender às necessidades do Estado. Segundo o ministro, a pasta deve priorizar 10 destinos turísticos no País neste ano, e Alagoas deve ser um dos contemplados nos programas de incentivo do Governo Federal.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..