Apocal realiza palestra sobre o uso das pulseiras de identificação de cadáver

06/02/2012 23:50 - Maceió
Por Redação

A Polícia Civil, por meio da Academia da Polícia Civil de Alagoas (Apocal), realizou na manhã desta segunda-feira (06), a palestra "Atribuições periciais do IML e a nova sistemática de identificação de cadáveres em Alagoas com o uso da pulseira identificadora", no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O tema principal foi apresentado pelo diretor do Instituto Médico Legal de Maceió, médico legista Gerson Odilon, que na ocasião apresentou todos os tipos de procedimentos realizados no IML e esclareceu dúvidas sobre a nova sistemática adotada em Alagoas.

Segundo a delegada Simone Marques, diretora da Apocal, o debate é necessário uma vez que as mudanças nos procedimentos já são adotadas nos casos de mortes violentas, inclusive acidentais, ou com suspeita de violência (mortes a esclarecer). “É necessário criar um espaço para o debate e esclarecer possíveis dúvidas sobre o uso das pulseiras identificadoras”, esclareceu.

Desde o final de novembro 2011, conforme portaria da Secretaria da Defesa Social de Alagoas, as pulseiras de identificação de cadáver são utilizadas com a intenção de tornar mais eficiente o processo de consolidação de dados estatísticos relativos a Ocorrências de Interesse Policial que resultarem em morte. Além das pulseiras, a segurança pública do Estado, também adotou o uso do Boletim de Identificação de Cadáver (BIC) e o Número de Identificação de Cadáver (NIC).

De acordo, com o palestrante, Gerson Odilon, a sistematização científica na identificação dos cadáveres unifica os procedimentos e traz benefícios no trabalho diário para a autoridade policial. “Com a identificação e unificação dos procedimentos realizados por meio do uso das pulseiras, detemos dúvidas sobre esta identificação”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..