O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta sexta-feira (3), da solenidade militar de outorga de medalhas pelo aniversário de 180 anos da Polícia Militar de Alagoas. A cerimônia aconteceu na Academia da PM, localizada no Trapiche da Barra, e, durante o ato, foram entregues insígnias aos oficiais e praças recém promovidos.

Em seu discurso, Teotonio parabenizou os agraciados e a Policia Militar pelos 180 anos de serviços prestados à sociedade alagoana. “Quero parabenizar a Polícia Militar de Alagoas, pois são quase dois séculos que gerações de alagoanos vestem essa farda que vocês vestem hoje. A história da Polícia Militar se confunde com a própria história do Estado. São glórias e infortúnios compartilhados, numa história que reúne lágrimas, alegria, fé e coragem”, afirmou.

O governador ressaltou a importância da presença da PM para a segurança dos alagoanos. “Ao longo desses 180 anos, gerações e gerações de alagoanos são também protegidos por essa farda, usada com dignidade e sentimento de dever, uma dignidade servidora e altiva”, disse ele, lembrando ainda dos investimentos realizados. “Encontramos uma polícia desaparelhada, com 40 viaturas, sem armamento. Hoje, são mais de 400 viaturas, além de armas e coletes”, explicou o governador.

Ele destacou que ainda há muito mais a ser feito. “Estamos dando a resposta aos 30 anos de descaso, reaparelhando as polícias, revertendo índices negativos no Estado e a Polícia Militar tem sido uma parceira desse novo momento de Alagoas, superando um a um os obstáculos. Essa polícia nos honra porque tem cumprido um papel inestimável garantindo a segurança dos alagoanos”, afirmou.

Após os pronunciamentos, a corporação cantou uma canção da Polícia Militar e desfilou em continência ao chefe do Executivo. O desfile contou com a apresentação de policiais do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), do Grupamento de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e dos Batalhões de Operações Especiais (Bope), de Radiopatrulha (BPRP) e de Trânsito (BPTran), além de carros históricos e o helicóptero da PM.

Também participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, e a cúpula da área de segurança no Estado.