Campanha promove teste rápido de HIV em São Miguel dos Campos

03/02/2012 12:41 - Interior
Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos, por meio do Laboratório Municipal Vicente Pereira e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a Divisão de Vigilância Epidemiológica – DST/Aids e Hepatites virais (Divep) proporcionaram durante toda a sexta-feira, 03, na Praça Matriz, o teste rápido de HIV para centenas de miguelenses através da campanha Fique Sabendo.
O evento iniciado às 8horas com 17 funcionários da saúde voltou suas atividades para realizar um rápido diagnostico e prevenir a Aids no município, abrangendo todos os maiores de 18 anos, menores acompanhados com os pais e principalmente as gestantes. De acordo com a encarregada do Laboratório Municipal Vicente Pereira, Lucia Gouveia, o paciente quando diagnosticado com o vírus é encaminhado para um psicólogo. “Se por acaso o teste der positivo o paciente é encaminhado para o psicólogo, que irá prestar todo o suporte necessário”, ressaltou.
Segundo a bioquímica do Laboratório Municipal, Kelma Cristina Felix, havia muito tempo que sua equipe gostaria de implantar essa ação em São Miguel dos Campos. “Com a ajuda da Prefeitura Municipal conseguimos implantar a campanha Fique Sabendo, que está acontecendo em um ótimo momento, as vésperas do carnaval. Assim podemos possibilitar um diagnosticar de forma rápida, com duração de 10 minutos, e promover explicações sobre as melhores formas de prevenção, que é o uso da camisinha”, explicou.
A coordenadora do Fique Sabendo em Alagoas, Fátima Rodrigues, acompanhou o evento e comentou sobre a participação da Sesau na campanha. “Estamos supervisionando e orientando esta ação com o intuito de reduzir a disseminação do HIV e mobilizar para a socialização do teste rápido em todo o Estado”, disse.
Fique Sabendo é uma campanha do Ministério da Saúde, fiscalizadas pelas Secretarias de Estado da Saúde e realizadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Em São Miguel dos Campos a ação será realizada no mínimo duas vezes no ano.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..