Planos de saúde não cumprem prazo para marcação de consultas

02/02/2012 02:18 - Saúde
Por Redação
Image

As novas regras para marcação de consultas médicas pelos planos de saúde não vêm sendo respeitadas em Alagoas, o que de acordo com o presidente do Sindicato dos médicos no Estado (Sinmed), Wellington Galvão vem acontecendo em todo Brasil, devido à grande demanda e falta de investimento das operadoras.

A resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou que a partir do dia 19 de dezembro de 2011, os planos de saúde seriam obrigados a marcar, em sete dias, uma consulta básica para pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia. Para as outras especialidades, o prazo é de 14 dias.

Já os exames laboratoriais deverão ser realizados em até três dias úteis. Os outros exames de diagnóstico em até dez dias e procedimentos de alta complexidade devem ser realizados em até 21 dias.

No entanto, de acordo com a fisioterapeuta Ana Beatriz, usuária de um plano de saúde tradicional em Alagoas, não é possível marcar consultas para o ginecologista para este ano, diante da grande demanda. “Liguei ontem pra o meu plano de saúde e a atendente disse que talvez nem marcasse mais pra esse ano, que suspenderam os atendimentos por enquanto. Isso é horrível, um absurdo”, lamentou.

Sinmed

Wellington Galvão explicou que a responsabilidade em fazer cumprir a determinação da ANS é dos próprios planos de saúde e ainda, que devem ser aplicadas penalidades em casos de descumprimento. Ele lembrou que muitos profissionais preferem atender nos próprios consultórios.

“A maioria dos planos não tem médicos e a relação com os profissionais é a pior possível. O médico prefere uma relação direta com os pacientes, atendendo particular. As denúncias devem ser feitas à ANS, pois a multa deve ser aplicada contra os planos e não contra os médicos”, ressaltou 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..