Estudante não consegue senha de atendimento e perde bolsa do Prouni

02/02/2012 01:59 - Brasil/Mundo
Por Redação

O estudante Maik dos Santos Pinheiro, de 22 anos, foi aprovado com uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o curso de gestão de segurança privada da Universidade Paulista (Unip). O jovem chegou na tarde desta quarta-feira (1º), último dia do prazo de matrícula dos aprovados no programa do MEC, no campus da instituição na Avenida Paulista, mas não conseguiu ser atendido porque a universidade distribuiu 50 senhas, que se esgotaram logo pela manhã. Maik foi embora para casa e vai perder o benefício concedido pelo MEC.

O jovem, que trabalha como balconista em Atibaia (SP), disse ter sido informado pela universidade que bastaria chegar no horário de atendimento para fazer a matrícula. "Vou tentar uma bolsa em outra instituição", afirmou o estudante.

Outros estudantes aprovados pelo Prouni reclamaram da lentidão no atendimento para a matrícula na Unip. Alguns deles afirmaram ao G1 que tentaram fazer a matrícula na terça-feira (31) e tiveram de voltar nesta quarta porque não conseguiram ser atendidos.

A universidade diz que desde o início das matrículas, no dia 23 de janeiro, foram disponibilizadas senhas de atendimento e nem todas foram usadas. Segundo a Unip, "foram oferecidas 136 vagas de ProUni para diversos cursos no campus Paulista. Nos dias 23 a 25 foram disponibilizadas 20 senhas de atendimento por dia e não foram totalmente utilizadas; dias 26 e 27, outras 40 senhas que também não foram totalmente utilizadas; e, a partir do dia 30, foram utilizadas 50 senhas por dia". Segundo a universidade, o tempo de espera é, em média, de duas horas devido ao atendimento individual durar aproximadamente 40 minutos por candidato.

Segundo a estudante Kelrollem Munhoz, de 19 anos, entre as 8h e as 12h desta quarta-feira, apenas nove estudantes haviam sido atendidos. Depois de duas tentativas fracassadas, na quinta-feira (26) e na segunda-feira (30), ela decidiu chegar às 6h30 na Unip, mas só conseguiu a senha 39. Calculando a média de atendimento por hora, a garota afirmou que temia passar a madrugada no local para conseguir garantir sua vaga no curso de marketing, com a bolsa integral que recebeu do Ministério da Educação.

Kelrollem afirmou que, na segunda-feira, chegou às 8h, conseguiu a senha 17 e foi atendida às 18h, mas teve a matrícula recusada pela atendente da Unip. Segundo ela, a universidade alegou falta de documentos.

"Ele pedem vários documentos, a gente entende que é para comprovar a renda, mas todas as vezes tem alguma coisa faltando. No meu caso alegaram falta de documentos, hoje eu os trouxe novamente."

A jovem, que mora com a família em Jandira, na Região Metropolitana de São Paulo, contou que lhe pediram a carteira de trabalho, o CPF de todos os membros da família, a certidão de casamento dos pais e comprovante de pagamento do IPTU. "Pedem mais documentos do que a lista do Prouni", disse ela.

Na lista disponível no site oficial do MEC para o programa, apenas um comprovante de separação ou divórcio dos pais é exigido, mas Kelrollem afirma que seus pais são casados. Além disso, para comprovação da renda familiar, o Prouni afirma que a coordenação do programa nas instituições pode pedir contra-cheques, extratos de conta bancária e carteira de trabalho, mas o CPF não é citado na lista, assim como não consta a necessidade de comprovar pagamento do IPTU.

Segunda chamada será dia 7
De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, a segunda chamada do programa será divulgada no dia 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

O sistema de consulta dos candidatos pré-selecionados no Prouni foi ao ar no dia 20 de janeiro. A divulgação do resultado estava prevista para o dia 22, mas o MEC antecipou os resultados assim como fez com os resultados do Enem e do Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu).

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

O Prouni tem um total de 1.208.398 candidatos participantes. O número de inscritos é recorde na história do programa, criado pelo governo federal em 2004. No ano passado foram inscritos 1.048.631 candidatos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..