Pais podem esclarecer dúvidas nas Coordenadorias Regionais de Educação

01/02/2012 00:12 - Educação
Por Redação

Os pais de alunos novatos cujas matrículas necessitem de ajustes devem procurar, até a próxima sexta-feira (3), uma das quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) localizadas na capital alagoana. No local, o pai ou responsável terá orientações necessárias sobre como proceder para solucionar cada situação.

Mais de 22 mil novos estudantes se inscreveram em 108 escolas da rede estadual em Maceió durante o período da pré-matrícula, efetuada pelo site www.matriculaonline.al.gov.br. Na ocasião, o pai ou responsável pôde escolher três escolas: uma perto da sua residência, outra nas imediações do mesmo bairro e a última em uma localidade mais distante. Em virtude da procura acima do esperado – eram estimadas nove mil matrículas –, nem todos puderam ser alocados na primeira opção.

A diretora de Apoio à Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Maridalva Campos, destacou que 95% alunos foram alocados em uma das três opções selecionadas pelos pais no ato da pré-matrícula. Para situações que demandem ajustes – a exemplo de alunos matriculados em turnos incompatíveis com a idade –, os pais devem buscar orientações nas coordenadorias.

“A CRE vai avaliar caso a caso e, lá, o pai terá a orientação que precisa. Vale ressaltar que, para aqueles que foram direcionados para o Cepa, o Estado vai disponibilizar transporte gratuito. A segurança nas escolas da capital também será reforçada pela Ronda Escolar. Por isso, é essencial que os pais não deixem de efetuar a matrícula dos filhos, pois nossas crianças e jovens não podem ficar fora da escola”, salienta Maridalva.

CREs

Os pais que tenham demandas de ajuste de matrícula devem procurar a coordenadoria mais próxima da sua residência. A 1ª CRE, localizada na Rua Melo Moraes, 426, Centro, atende escolas dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Cambona, Canaã, Centro, Farol (imediações da Praça Centenário), Pitanguinha, Ponta Grossa, Vergel, Prado e Trapiche. Os telefones para contato são o 3315 1204 e 3315-1450.

Na 13ª CRE, na Rua Epanomindas Gracindo, 238, Pajuçara, são atendidos casos relativos às unidades de ensino dos bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Pajuçara, Jacarecica, Ipioca, Garça Torta, Riacho Doce, Poço, Ponta da Terra, Jacintinho, Feitosa, Reginaldo e Gruta de Lourdes. Os telefones para contato são 3315-2795, 3315-3926 e 3315-3928.

Unidades de ensino na parte alta de Maceió – Benedito Bentes, Tabuleiro dos Martins, Clima Bom, Fernão Velho, Graciliano Ramos, Inocoop, Osman Loureiro, Rio Novo, Santa Lúcia, Dubeaux Leão, Santos Dumont – estão sob responsabilidade da 14ª CRE, na Rua Oldemburgo Paranhos (antiga Rua Goiás), 341, no centro empresarial Pizon. Contato pelos telefones 3315-4776 e 3315-4787.

Para as 11 escolas que compõem o Cepa, o atendimento ocorre na sede da 15ª CRE, sede da administração do complexo educacional. Os telefones para contato são 3315-1416, 3315-1417 e 3315-1420.

O horário de funcionamento das coordenadorias varia das 8h às 14h (1ª e 14ª) e das 8h às 17h (13ª e 15ª).

Segunda chamada

Para aqueles que perderam o prazo e não entregaram a documentação da matrícula, a secretaria vai oferecer uma segunda chance, com as vagas remanescentes nas unidades de ensino.

“Na próxima semana, já teremos o quantitativo das vagas remanescentes nas escolas por série e turno. Essa lista será divulgada no Diário Oficial do Estado e nos sites da Educação (www.educacao.al.gov.br) e da matrícula online e, no dia 13 de fevereiro, deveremos iniciar a segunda chamada para aqueles que não compareceram às escolas para efetuar o cadastro no período previamente agendado”, adianta a diretora de Apoio à Gestão Escolar da SEE.

Interior

Nas escolas do interior, a matrícula ocorre no formato tradicional até o próximo dia 3 de fevereiro. Na ocasião, deverão ser apresentados os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF do aluno e do responsável, duas fotos 3 x 4, comprovante de residência, histórico escolar e/ou declaração.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..