Ronaldo Lessa fica de fora na disputa por Ministério do Trabalho

31/01/2012 05:30 - Política
Por Redação
Image

Na convenção do PDT realizada em 20 de novembro de 2011, em Maceió, o nome do ex-governador Ronaldo Lessa foi alçado pelo partido em Alagoas à condição de candidato à vaga de ministro do Trabalho, em substituição ao então Ministro Carlos Lupi abalado por graves denúncias de corrupção.

Mas a imprensa nacional nesta terça-feira (31) informa que o nome de Lessa está fora do quadro de possíveis substitutos do hoje ministro Paulo Roberto Pinto, que antes era o secretário-executivo do Ministério e assumiu a vaga com a saída de Lupi. No partido o ex-governador alagoano foi um dos mais “fervorosos” defensores de Lupi no episódio que culminou com sua demissão do ministério, segundo veiculado na mídia.

A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo desta terça informam que a presidente Dilma Rousseff recebeu na semana passada indicação de somente dois nomes do PDT para assumir o Ministério do Trabalho. Estes nomes seriam o do deputado Vieira da Cunha (RS) e do secretário-geral do partido, Manoel Dias.

Já O Globo descreve hoje (31) a reunião tensa realizada pelo diretório nacional do PDT nesta segunda (30) em Brasília, sendo a primeira desde que o ex-ministro do Lupi voltou ao comando do partido após sair do ministério.

De acordo com O Globo, na reunião “Lupi pôs em votação o pedido de afastamento da presidência da legenda, mas ampla maioria votou por sua permanência. Revoltados, alguns parlamentares argumentaram que sua presença no comando do partido num ano eleitoral pode ser desastrosa”.

Ainda segundo o jornal carioca, membros do partido não querem ser associados à imagem de Carlos Lupi nas eleições municipais deste ano. Na reunião, o deputado gaúcho Giovani Cherini teria protestado dizendo que o “PDT é um partido que tem a bandeira da ética, honestidade e honradez. Como um candidato a prefeito vai tirar fotografia ao lado do presidente Lupi?”.

Carlos Lupi foi um dos avalistas da entrada de Ronaldo Lessa do PDT em 2005. O ex-ministro fez diversas visitas a Alagoas e tem sido um aliado do ex-governador alagoano no plano nacional. No ministério do Trabalho, Ronaldo Lessa foi secretário da pasta na gestão de Carlos Lupi, que deixou o cargo após denúncias de corrupção e desvio de verbas públicas por meio de ONGs.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..