O Estado de Alagoas poderá ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura como zona livre de febre aftosa com vacinação até outubro deste ano. O reconhecimento depende de poucos detalhes, sendo o principal deles, a auditoria a ser realizada por técnicos do ministério entre os dias 5 e 9 de março. O ministro Mendes Ribeiro Filho deu a informação ao governador Teotonio Vilela Filho, no final da tarde desta terça-feira (28), durante audiência em Brasília com a participação dos senadores Benedito de Lira e Renan Calheiros, além de produtores rurais e técnicos do Ministério.

O governador Teotonio Vilela agradeceu ao ministro e à equipe do Ministério o apoio e atenção que vem sendo dispensada ao Estado para que possa cumprir todas as exigências da pasta e conquistar o status de zona livre da aftosa. Ele destacou a importância do reconhecimento para o Estado e para o País. Com a certificação do Ministério, os produtos do Estado estarão aptos a conquistar novos mercados no Brasil e mesmo no exterior.

Teotonio Vilela assegurou ao ministro que Alagoas “fez o dever de casa” e está comprometido a cumprir todas as exigências apresentadas pelo Ministério.

Mendes Ribeiro disse que o Ministério dará todo o suporte para que o Estado de Alagoas e o povo alagoano consigam conquistar o status de área livre. “A equipe da pasta vai estar ao lado de Alagoas para conquistar o certificado de zona livre de aftosa”.

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) fizeram questão de elogiar a postura do Governo de Alagoas, afirmando que nunca viram tanto compromisso dos altos escalões de um governo estadual com a questão do combate à doença.

Segundo cronograma de trabalho do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, a intenção é incluir Alagoas e o Ceará no processo de ampliação da zona livre de febre aftosa com vacinação, que está em curso este ano. Além dos dois estados, Maranhão, Pará, Piauí e Pernambuco também devem ser declarados livres da doença, pois já cumpriram todas as exigências e metas necessárias. Depois de receber o reconhecimento nacional (até outubro), o Ministério da Agricultura deverá dar entrada no processo de reconhecimento internacional, que finalmente poderá abrir as portas de mercados internacionais à carne e produtos derivados do leite destes estados.

Durante o encontro, o senador Renan Calheiros destacou a importância do trabalho do Governo, parlamentares e produtores rurais para o Estado. “Nossa presença aqui é a demonstração de que estamos todos juntos para conquistar esse reconhecimento”, comentou.

O governador Teotonio Vilela comemorou os resultados do encontro. “A audiência foi excelente, com todo o staff do Ministério. Saímos muito confiantes da reunião. Quero dizer que isso é uma vitória de Alagoas. Todos participaram do trabalho - Governo, políticos, produtores rurais e até mesmo a imprensa contribuiu para isso. Foi um verdadeiro mutirão em defesa de Alagoas”, afirmou Teotonio Vilela.