Empresas da região têm dificuldade para cumprir cota de deficientes

28/01/2012 03:40 - Brasil/Mundo
Por Redação

Está na lei: empresas com mais de 100 empregados devem ter de 2% a 5% dos funcionários portadores de deficiência, mas, nos últimos anos, o número de deficientes com carteira assinada caiu 12%.

Uma confecção na região de Jundiaí, interior de São Paulo, tem 540 funcionários. Desses, 24 têm algum tipo de deficiência. Mas, para manter esses empregados, o setor de recursos humanos precisa encontrar pessoas aptas a desempenhar funções específicas, o que, segundo as empresas, não é tarefa fácil. "A gente procura achar a função que mais se adapta à condição deles, faz um rodízio. Encontrar um novo funcionário é difícil", explica Daniel Sanches, que trabalha no RH da confecção.

Segundo o Ministério do Trabalho, entre 2007 e 2010, o número de pessoas com deficiência empregadas no país caiu de 349 mil para 306 mil. A lei de cotas existe há vinte anos, mas ainda é pequeno o número de empresas que são multadas por não cumprirem a regra.

Na região de Sorocaba, a Delegacia do Trabalho fiscaliza com rigor, mas acaba convencida de que não falta boa vontade dos patrões.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..