Teatro transforma vida de adolescentes assistidos pela Semas

27/01/2012 15:07 - Maceió
Por Redação
Image

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Programa Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade (LA/PSC), começou esta semana a oficina de teatro com o ator Licurgo Spinola, voltada para os adolescentes assistidos e também para os técnicos que trabalham no programa. Ao todo, dez adolescentes que cumprem medidas socioeducativas estão ensaiando uma peça teatral, na qual mostrarão uma realidade com que convivem diariamente. Alguns temas serão abordados como: gravidez na adolescência, dramas familiares, drogas e também violência.

Para o ator Licurgo Spinola, o processo é mais importante que o resultado. “Trabalhamos no processo de ressocialização desses jovens e não na formação de atores. Aqui, é um espaço que eles se expressam da melhor forma possível, por isso que a peça tem um teor cômico. Mostramos a realidade através da comédia, e eles também se divertem”, explicou.

A peça, intitulada “Tô de Boa”, será apresentada tanto pelos adolescentes como pelos técnicos do programa. Durante a apresentação, eles vão inverter os papéis: enquanto os adolescentes interpretarão os técnicos, os servidores serão os menores infratores. Trata-se de uma técnica de autorreconhecimento, que ajuda na integração do grupo e amplia os benefícios do trabalho do LA/PSC.

Para o psicólogo do LA/PSC e participante da oficina, Alexandre Medeiros, através dessa experiência com as artes cênicas aconteceram melhorias significativas no convívio dos técnicos com os jovens do programa. “Estamos trabalhando mais em equipe e de forma harmoniosa e dinâmica. Depois das oficinas, passamos a conhecê-los melhor e eles passaram a expor mais a vivência de cada um”, avaliou.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..