Infraestrutura de Alagoas é destaque nacional

27/01/2012 22:20 - Maceió
Por Redação

Historicamente situado na lanterninha dos problemas sociais brasileiros, Alagoas começa a quebrar paradigmas e comemora em 2012 os resultados positivos alcançados pela infraestrutura pública nos últimos anos. Ao reorganizar o setor, o Governo do Estado conquistou o reconhecimento dos trabalhos realizados nas áreas de habitação e saneamento, que colocam Alagoas em lugar de destaque na conjuntura brasileira.


Em 2011, o Estado foi o segundo colocado no ranking de financiamentos de unidades habitacionais na região Nordeste, na primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida. A informação foi divulgada pela Caixa Econômica Federal, ao ressaltar ainda o crescimento e a consolidação do mercado imobiliário em Alagoas.


Em dezembro de 2010, o jornal Valor Econômico já havia apontado Alagoas como um dos cinco estados brasileiros a superar as metas do Minha Casa, Minha Vida estabelecidas para aquele ano. De acordo com a reportagem, Alagoas ultrapassou a meta em mais de 30%, principalmente com as ações do Governo destinadas a famílias com até três salários mínimos. Em fevereiro de 2011, o assunto voltou a ser destaque no jornal O Estado de São Paulo.


“Alagoas possui um mercado muito dinâmico, com uma excelente oferta de imóveis. A parceria com o poder público também permite oferecer uma grande quantidade de imóveis para famílias que se enquadram na primeira faixa de renda do Minha Casa, Minha Vida”, disse, à época, o superintendente da Caixa em Alagoas, Herbert Buenos Aires.


O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, explica que os índices positivos alcançados em Alagoas são frutos do planejamento das ações, hoje focadas em metas e resultados. Para ele, o Governo do Estado evoluiu a forma de pensar e realizar infraestrutura.
“Essa mudança positiva começou em 2007, no início da gestão do governador Teotonio Vilela Filho. Nós reformulamos a missão da secretaria e conseguimos mudar alguns valores e a cultura existentes no órgão, dando sustentabilidade às obras e evoluindo a infraestrutura alagoana. Hoje, Alagoas sabe que infraestrutura não é somente erguer obras. Mais do que isso, falar de infraestrutura hoje em Alagoas é falar em desenvolvimento social e econômico, é garantir meios necessários para a ampliação da qualidade de vida. E qualidade de vida não é conquistada apenas com tijolo, concreto e asfalto”, diz Marco Fireman.


Esgotamento sanitário - No saneamento, Alagoas também foi destaque nacional em 2011. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil no ano passado, o Estado era o terceiro colocado do Brasil no ranking de execução das obras de esgotamento sanitário inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento.


Em 2011, foram concluídas duas grandes obras na capital: a primeira etapa da implantação do Esgotamento Sanitário na Baixa Maceió – na região da orla lagunar - e a Recuperação, Substituição e Ampliação do Sistema de Esgoto de Maceió – atendendo sete bairros centrais e da orla marítima -, totalizando R$ 50 milhões em investimentos somente na capital.


A atual gestão do Governo do Estado já dobrou o índice de cobertura da rede de esgoto de 15% para 30% em Alagoas. Só em Maceió, esse índice passou de 24% para cerca de 40% e deve chegar a 60% até 2014. No total, cerca de 130 km de rede de esgotamento sanitário estão sendo implantados em todo o Estado, promovendo saúde e bem-estar a mais de um milhão de alagoanos.


Para 2012, entre outros projetos, o governo estadual também já garantiu recursos, junto ao Ministério da Integração Nacional, para obras de esgotamento sanitário nos municípios de Traipu, São Brás, Piaçabuçu, Delmiro Gouveia e Belo Monte, dentro do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.


O secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, destaca que saneamento continua sendo prioridade para o Governo do Estado. “O governador Teotonio Vilela Filho sempre foi claro conosco: é melhor enterrar canos do que enterrar crianças. E ele diz isso porque estamos falando de um assunto muito sério, que é a saúde pública. E saúde pública passa obrigatoriamente pelo saneamento, incluindo a garantia de água de qualidade e a coleta e tratamento de esgoto. Infelizmente, para muitos, ainda existe a visão equivocada de que obras de saneamento não valem à pena serem feitas, pois não rendem votos em períodos eleitorais, já que os canos ficam ali, enterrados nas ruas, sem visibilidade”, explica Fireman.


“Infelizmente, essa ainda é a visão de muitos gestores, que preferem investir em obras de fachada a investir em obras complexas de saneamento, que geram muitos transtornos à população durante a sua execução. Nós resolvemos quebrar essa visão equivocada e enfrentar a execução dessas obras, graças ao respeito que temos à vida e ao desenvolvimento do Estado. Por isso, em parceria com o Governo Federal, conseguimos duplicar o índice de cobertura da rede de esgoto em Maceió, para 40%, e queremos chegar a 60% de cobertura até 2014”, afirma Fireman.


Água - Alagoas também foi reconhecido nacionalmente pelos avanços realizados na gestão pública da água. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi, pelo segundo ano consecutivo, uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), edição 2011. O PNQS é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que premia, anualmente, as empresas que mais se destacam na gestão do saneamento no País.


A premiação veio para a Unidade de Negócio Serrana, que conquistou o Troféu Bronze. Duas outras Unidades - Bacia Leiteira e Benedito Bentes - foram agraciadas, respectivamente, com uma placa de Menção Honrosa e um Diploma "Compromisso com a Excelência". Em 2010, a Casal também foi premiada com duas Unidades de Negócio: Agreste e Leste. A empresa recebeu ainda dois prêmios nacionais de inovação na gestão do saneamento (IGS), com trabalhos sobre "Programa Estratégico de Gestão (PEG)" e "Auditoria Preventiva Pública: Indicadores do Controle Governamental".


“Depois de um longo período de decadência, a Casal conseguiu reduzir passivos, saiu do vermelho e voltou a investir na ampliação do abastecimento de água no Estado. Claro, ainda há um longo caminho pela frente, mas a Casal hoje é uma empresa recuperada e pronta para ampliar cada vez mais a oferta de água em Alagoas. Nossa meta é, até o final deste Governo, ter água suficiente para atender a população dos municípios atendidos pela empresa”, diz o secretário Marco Fireman.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..