Jackson da Silva Santos, 12, foi reconhecido na praia de Pajuçara, na orla, ontem por uma família que deu abrigo e o levou para a cidade de São Miguel dos Campos, de onde havia desaparecido no último dia 08. A família o reconheceu de uma foto vista na internet.
O menor disse não tinha motivos para ir embora. “Fui porque tive vontade”, declarou. Jackson disse ainda que estava dormindo na rua e comendo quando alguém lhe dava. “Eu ficava o dia inteiro na beira da praia sem fazer nada”.
O menor contou que primeiro foi até a Barra de São Miguel, depois retornou a São Miguel dos Campos, onde, após conseguir R$ 4 pedindo na rua, embarcou em uma van para Maceió. Na conversa, Jackson disse que a família que o encontrou o levou para casa e lhe deu banho, roupa e comida.
A família que encontrou o menor entrou em contato com a mãe e prometeu levar Jackson até sua casa. “Falei com uma senhora que disse que o traria o mais rápido possível pra casa”, relatou Maria Odair, mãe do garoto.
Na manhã de hoje, Jackson foi levado, pela mãe ao Conselho Tutelar, onde teve um encontro com o conselheiro Gilliard Ferreira, que acompanhava o caso. Gilliard explicou que o menor será encaminhado a um programa de tratamento psicológico e será reintegrado ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
O conselheiro prometeu continuar acompanhando o menor.