Junta comercial define planejamento de Tecnologia da Informação

26/01/2012 21:09 - Maceió
Por Redação

A Junta Comercial de Alagoas (Juceal) finalizou seu Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (TI) para o ano de 2012. O trabalho foi realizado pela Diretoria de TI, sob a coordenação do vice-presidente do órgão, João Toledo Neto.

O presidente da Juceal, José Lages Junior, ressalta a importância do trabalho. “Planejar é fundamental para que tracemos metas, métodos e meios para o exercício, os quais devem ser cumpridos”, afirma.

Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2011, um amplo projeto de melhorias e modernização tem sido desenvolvido e implantado no órgão, para melhor atender aos anseios da população alagoana.

Em janeiro de 2012, a Juceal teve sua tabela de preços reajustada para, além de fazer face à elevação dos custos do órgão, tornar possível a oferta de serviços mais qualificados aos seus contribuintes. Os recursos serão aplicados na implementação e aperfeiçoamento de mecanismos tecnológicos, previstos no Planejamento de TI.

João Toledo explica que através da tecnologia é possível garantir mais agilidade e segurança às atividades. “A finalidade do planejamento é tornar a Junta mais rápida e contemporânea, de modo que possamos propiciar mais conforto, eficiência e transparência ao nosso público”, declara.
Serão investidos cerca de R$ 400 mil na TI, com receita própria da Juceal. O planejamento está dividido em seguimentos, entre os quais destacam-se a aquisição de equipamentos específicos, promoção de capacitações e sistemas.

O investimento em equipamentos é imprescindível para atender à demanda. Serão adquiridos servidores, computadores e aparelhos auxiliares. As capacitações envolvem todos os servidores da Juceal, para que os mesmos trabalhem com os novos procedimentos e melhor desenvolvam suas tarefas; aulas de informática já foram iniciadas. Aos colaboradores da TI, particularmente, serão ofertados cursos específicos.

Sistemas
Entre os sistemas utilizados pela Junta Comercial estão o Siarco - do Departamento Nacional de Registro do Comércio -, o Facilita Alagoas e aqueles desenvolvidos especificamente para a Juceal: Chancela Digital, Sistema Integrador de Serviços (SIS), DocDigital e Ambiente das Conveniadas.

A Junta destinará verbas à atualização de banco de dados ao adquirir a nova versão do Siarco – V3, que visa aumentar a produtividade dos serviços através da simplificação e desburocratização, promovendo celeridade e otimização dos atos de registro e das rotinas de serviços. Além disso, a Juceal é, em Alagoas, o órgão financiador da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A Chancela Digital funciona como uma assinatura virtual e tem o objetivo de dar autenticidade aos documentos arquivados no órgão. Sua certificação é realizada por meio da criptografia de dados, gerando uma identificação exclusiva.

O SIS integra e torna digitais os serviços oferecidos pela Juceal, representando um avanço para a celeridade e segurança dos processos. Já o DocDigital trata do armazenamento desses processos digitalizados, deixando-os protegidos e organizados.

O Ambiente das Conveniadas é um sistema específico, voltado a órgãos externos que necessitam, porventura, de algum dado da Junta acerca de empresas e empresários. Foi desenvolvido devido ao grande volume de Ofícios enviados à Juceal – são cerca de 200 por mês -, sendo possível proporcionar um retorno imediato.

Por meio de uma política de segurança, o Ambiente das Conveniadas opera por força de convênio, que valerá como termo de adesão entre as instituições. O contrato está pronto, aguardando análise de sua minuta por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Tendo formalizado convênio, a entidade externa terá acesso à base de dados da Juceal, podendo gerar a mesma certidão antes emitida exclusivamente por um colaborador do órgão. A proposta é, através da simplificação, promover economia financeira e de tempo.

Novidades para 2012
Além do Ambiente das Conveniadas, faz parte do Planejamento de 2012 a implantação de certidões online – permitindo aos contribuintes sua emissão de qualquer lugar, poupando o deslocamento à Juceal -, bem como o contrato online - que, além de pré-estabelecer uma forma padrão, diminuindo o risco de erros, facilitará o procedimento de análise e aprovação dos atos. São novidades que conferirão velocidade de forma significativa.

José Lages frisa a relevância dos investimentos na TI. “A tecnologia é a base estratégica para o desenvolvimento da Juceal. Através de sua modernização, é que garantimos o cumprimento efetivo de nossa missão”, declara.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..