Hemoal vai implantar sistema para agilizar atendimento

26/01/2012 21:26 - Maceió
Por Redação

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai contar com um novo sistema de atendimento informatizado ao paciente. É o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), o GSUS, que foi apresentado aos servidores do Hemoal na manhã desta quinta-feira (26).

O GSUS é um programa que registra em formato eletrônico o atendimento ambulatorial do usuário da rede estadual de saúde. O programa foi desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e cedido a Alagoas por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde dos dois estados.

“A informatização só traz vantagens. A novidade garante eficiência e agilidade ao atendimento”, disse a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, durante a abertura da reunião. “O programa vem para sistematizar o fluxo de assistência de modo integrado. Nós já fazemos o cadastro de doadores por meio do Hemovida, programa do Ministério da Saúde, e agora teremos o histórico do paciente do ambulatório”, explicou a diretora.

De acordo com o técnico da equipe da Coordenadoria Setorial de Gestão e Informática (CSGI) Marcinkus Bandeira, a implantação do GSUS é mais uma das etapas do processo de reestruturação, modernização, informatização e humanização pelo qual a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) vem passando.

Na primeira etapa, acontece a apresentação do sistema e treinamento. Logo depois, os servidores poderão realizar a abertura de prontuário do paciente pelo sistema. Dentre a lista de funcionalidades implantadas no programa, está a disponibilidade de agenda, agendamento de consulta, acolhimento de paciente, registro de atendimento e manutenção de cadastros básicos.

Segundo o técnico do CSGI, a implantação trará grandes benefícios para o atendimento dos pacientes do SUS. Após ser cadastrado, o paciente poderá ter uma continuidade do seu atendimento independente da unidade na qual seja atendido. Dessa forma, todo o histórico de atendimentos anteriores dos pacientes, desde o diagnóstico à prescrição médica, será registrado.

Ao fim da reunião, Eliane Vieira, que responde pela Gestão de Pessoas do Hemoal, proferiu palestra sobre Mudança Organizacional. “A intenção é conversar sobre a mudança de paradigmas no ambiente organizacional com o novo sistema. Uma sensibilização sobre o fato novo, a mudança, a resistência, a participação e o envolvimento”.

O Hemoal é o terceiro equipamento da Sesau a aderir ao GSUS. O Ambulatório 24 horas João Fireman e o ambulatório do HGE (antigo 1º Centro) já têm o serviço implantado.

GSUS

O sistema poderá ser acessado via web pelas unidades. Cada usuário terá um login e senha e todos os passos registrados no módulo de auditoria do programa, garantindo segurança tanto para usuários quanto para os pacientes. Um dos benefícios trazidos pelo sistema será o setor de controle e estatística.

A partir do momento em que todos os dados forem armazenados em formato eletrônico, será possível obter informações estatísticas e estratégicas com apenas um clique. Outro avanço é o fato de que será possível saber, em tempo real, quantos pacientes estão em atendimento ou foram atendidos em determinado horário, por faixa etária, bairro e sexo.

Hemoal

O Ambulatório do Hemoal recebe pacientes diagnosticados com doenças hemofílicas e os referenciados pela rede SUS que justifiquem o atendimento. Além disso, o órgão é responsável por garantir fornecimento de sangue e hemocomponentes em quantidade e com qualidade necessárias à demanda transfusional das unidades de saúde públicas de Alagoas.

O Hemoal presta ainda serviços assistenciais nas áreas de Hematologia e Hemoterapia, o cadastro de voluntários para a realização de transplantes de Medula Óssea, além de assegurar programas de ensino e pesquisa à sociedade acadêmica.
 

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