Marcos Santos e Francisco Tenório foram transferidos da Casa de Custódia para o Presídio Baldomero Cavalcante, na tarde desta quinta-feira (26). A transferência, ocorrida um dia após a divulgação de uma foto que mostrava uma “festa de Natal” na unidade, foi determinada pelo juiz Antônio Bittencourt.

Além do prefeito afastado de Traipu e do ex-deputado federal, seguiram para o Sistema Prisional, José Maria Tenório, o policial civil Jasley Oliveira, acusado de participar da morte do modelo Erick Ferraz, e um agente penitenciário. Antes da transferência, os presos fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal.

De acordo com Maria Goretti, diretora da Casa de Custódia, a determinação do juiz atendeu a um pedido da direção geral da Polícia Civil. “Não tenha dúvida que isso foi motivado pela divulgação da foto, porque não teria outro motivo”, colocou.
 

“Coisa normal”

Sobre a liberação para que familiares de Chico Tenório e Marcos Santos pudessem comemorar o Natal na Casa de Custódia, Maria Goretti classificou o fato como uma “coisa normal”. Ela afirmou que o pedido foi feito pelos presos e encaminhado à Justiça, que liberou que a visita se estendesse até às 21 horas.

“Eu não sei porque a imprensa fez tudo isso. Eles pediram, eu falei com o juiz e ele autorizou. O gerente da Casa de Custódia estava presente e não teve nada anormal. Inclusive, o José Maria Tenório estava também, mas não apareceu na foto. Pode-se observar que em cima da mesa tem recipientes plásticos, que é onde eles recebem a comida que a família traz. Eles pediram para passar o Natal com a família e a Justiça concedeu. Isso é melhor que dar um indulto e eles não voltarem”, afirmou a diretora da Casa de Custódia.