Culinária sertaneja é a aposta de ex-aluna do Senac em restaurante na Jatiúca

26/01/2012 19:40 - Maceió
Por Redação

Ela é de Petrolina, cidade do interior de Pernambuco. Mas foi em Maceió que ela descobriu a paixão pela Gastronomia. Formada em Publicidade e Propaganda com especialização em Gestão Estratégica de Empresas e Marketing, Michelle Welcker, 29, se mudou para Maceió (AL) a fim de assumir uma vaga na área de Marketing em uma empresa alagoana. Mas, apesar do empenho, ela sentia que não estava feliz.

 

Neta de uma cozinheira de mão cheia, Michelle lembra que, na infância, sempre ajudava a avó a vender cocada na feira, em Pernambuco. E como ela sempre gostou de cozinhar, encontrou no curso de Culinária Caseira do Senac Alagoas uma oportunidade de aprimorar o talento. “Lembro da Michelle como uma aluna muito aplicada e participativa, alguém que estava sempre à frente da turma”, conta, com satisfação, Vânia Araújo, na época, instrutora do curso e, hoje, Assessora de Produção, Alimentos e Bebidas do Senac Alagoas.

 

Durante o curso, Michelle se apaixonou pela arte da Culinária e não perdeu tempo: matriculou-se nos cursos de Molhos e Massas, Confeitaria Básica e Cozinheiro Auxiliar. E foi em um desses cursos que conheceu o Chef Wanderson Medeiros – também ex-aluno do Senac Alagoas – proprietário do Restaurante Carne de Sol do Picuí, de quem recebeu o convite para estagiar. Michelle passou 5 anos acompanhando Wanderson em seu restaurante e lá teve a oportunidade de vivenciar os diversos setores, como a copa, a churrasqueira e o administrativo, até alcançar o posto de Auxiliar de Chef, função que ela assume também no quadro de culinária apresentado por Wanderson no Programa Feito pra Você, veiculado pela TV Pajuçara, afiliada da Rede Record.

Com o incentivo de Wanderson, da família, e com toda a bagagem reunida ao longo dos anos, Michelle decidiu abrir o próprio negócio, onde pudesse apresentar as próprias receitas e trazer para Maceió um pedaço da sua terra natal. No dia 23 de novembro de 2011, Michelle inaugurou o Iaiá, Cozinha de Vó, restaurante especializado em culinária sertaneja à la carte. Localizado no bairro da Jatiúca, o lugar traz na decoração as referências de uma típica casa do interior nordestino, com direito a imagens de santos, máquina de costura, e recados de amigos escritos em tábuas de madeira e chinelinhos de couro afixados nas paredes. “Meu objetivo era fazer do restaurante um ambiente aconchegante e convidativo, onde tem comida boa, assim como é a casa da minha avó”, explica ela.

Uma atração à parte do lugar é o cardápio customizado com elementos da cultura nordestina e composto por expressões típicas da região, como “Mainha, Bote o Meu” para intitular os pratos executivos, “Pra num Intalar” para apresentar as opções de bebidas e “Pra Interar” para as porções. E entre os pratos mais pedidos está o Carneiro Guisado, que acompanha cuscuz, e as sobremesas Leão do Norte – um bolo de rolo acompanhado com sorvete de creme com geléia de goiaba, pimenta e gengibre – e o Pudim de Pão com geléia de uva.

“Meu objetivo é sempre inovar no cardápio. Para o período da quaresma, vou acrescentar o Bredo ao cardápio, além do bacalhau e outros frutos do mar. Logo depois, vou montar na frente do restaurante uma barraca de comidas típicas das festas juninas”, antecipa a chef, que pretende voltar, em breve, às salas de aula. “A área de Gastronomia está sempre inovando. Precisamos acompanhar o ritmo. Por isso, a minha preocupação em estar sempre me aperfeiçoando”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..