O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) foi o primeiro grupamento da capital a receber as oficinas educativas sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Com a iniciativa realizada por enfermeiras da Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o foco visa instruir a tropa no período que antecede o Carnaval sobre educação em saúde.

Durante as oficinas, destaque para as dinâmicas sobre sexualidade, exposição de slides, relatos de pessoas que possuem ou já possuíram DST e AIDS e o uso correto dos preservativos masculino e feminino, e suas causas de preservação, conscientização e consequências.

Segundo a Tenente BM Giselle, após as oficinas, os militares estarão aptos a serem multiplicadores de informações, podendo ajudar outras pessoas. “Durante as oficinas eles viram a realidade do que é ter uma DST e AIDS, com isso, terão condições de ajudar outras pessoas, e até se algum deles passar por uma situação de contaminação saberá como procurar ajuda”, alertou. A Tenente BM Michelle, que também é enfermeira, acrescenta que as informações inerentes à DST e AIDS no período que antecede o Carnaval é estratégico. “Como estamos em período de festas, onde a sexualidade está mais aflorada, focamos a preocupação com a preservação de nossos militares, oferecendo informações para qualquer tipo de problema referente às oficinas”, concluiu.

A iniciativa das oficinas, segundo o Comando do CBMAL, se deu no momento oportuno visando o bem estar da tropa. O Subcomandante Geral, Coronel BM Gláucio Alcântara, falou sobre a ação: “nós sabemos que a prática do sexo é saudável, mas temos que ter a melhor consciência de como utilizá-lo, para que possamos evitar doenças que ocasione até a própria morte. Louvo a iniciativa macro que o Comando fez para o bem estar da tropa e a iniciativa de nossas enfermeiras militares que irão ministrar oficinas em todos os quartéis da capital”, relatou o Subcomandante.

A Diretoria de Saúde dos Bombeiros avisou que após as visitas dos quartéis da capital, será estudada a possibilidade de iniciar as visitas nos Grupamentos do interior.