O Comando de Policiamento da Capital (CPC) já tem definido o esquema de segurança para as prévias carnavalescas e o carnaval propriamente dito na capital alagoana, que acontece no mês de fevereiro. A grande marca deste esquema 2012 será a “Tolerância Zero” da Polícia Militar, que irá trabalhar de forma incessante para diminuir os números da violência que tendem a crescer nesse período.

Segundo o tenente coronel Albuquerque, um dos responsáveis pela organização do esquema de segurança para o carnaval, o planejamento das prévias já está totalmente definido para os eventos que estão prestes a acontecer.

“Para definir esse esquema foi preciso fazer um balanço dos outros anos, para consertar algumas situações e reforçar a segurança em locais que antes deixavam a desejar e registravam altos índices de violência. Será tolerância zero com as irregularidades”, disse.

As prévias carnavalescas oficiais terão início no dia 10 de janeiro, onde será realizado o “Jaraguá Folia”, no histórico bairro de Maceió, a partir das 19h00, tendo limite de duração até às 02h00 da madrugada. Neste dia, 56 blocos desfilam nas ruas de Jaraguá, onde o efetivo de 150 homens estará em ação, em viaturas, motos e andando no meio da festa.

No dia seguinte (11), a principal festa prévia da capital alagoana terá um reforço ainda maior da PM. No sábado tradicional, onde desfilam por ordem o “Pinto da Madrugada”, a “Turma da Rolinha” e por último as “Pecinhas” percorrem a orla marítima das 08 da manhã até às 18h00, aproximadamente 500 militares estarão garantindo a segurança do público.

Neste dia, ás vias serão interditadas às 05h00 da manhã e será realizada uma fiscalização especial nos trios elétricos que irão participar de fato do desfile, uma vez, que em outros anos, trios particulares entravam na avenida sem autorização da Secretaria Municipal de Controle e Convívio urbano (SMCCU), atrapalhando o andamento do evento.

Com relação ao Carnaval, na grande Maceió, que atinge a extensão de Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio e as entradas de Coqueiro Seco, Pilar e Satuba, as regiões onde serão realizados eventos oficiais já estão definidas.

Pontal da Barra, Praça Moleque Namorador na Ponta Grossa, Praça Multi Eventos na Pajuçara, Mirante do Jacintinho e uma área do Tabuleiro que ainda será definida. A princípio, seria o Benedito Bentes, mas, a prefeitura afirmou que o conjunto já teria sido contemplado com alguns eventos e iria abrir a oportunidade par uma outra localidade.

A primeira opção será a praça central do conjunto Osman Loureiro. Porém, como a mesma está em reforma e não tem o término garantido até o Carnaval, é a única região com definição ainda em aberto. Os horários que deverão ser respeitados na capital alagoana durante as festividades serão de 08h00 da manhã até as 03h00 da madrugada.

A responsabilidade pelo esquema de segurança no carnaval será do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que tem a frente o Coronel Gilmar Batinga. Mas, durante as festividades, cada região terá o comando de um oficial, que será definido apenas dez dias antes do início do carnaval.

Além disso, o número de policiais que serão destinados para cada região, só serão anunciados dias antes. Já o efetivo do policiamento parta o interior, fica sob responsabilidade de cada batalhão municipal.