Um operário sofreu traumatismo craniano e outro também se feriu depois da queda de um bloco de concreto sobre eles em um prédio de luxo em construção na avenida João Fiúsa, área nobre de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
O acidente ocorreu nesta terça-feira (24) de manhã, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Fiscais do órgão devem visitar a obra nesta quarta-feira para ter mais detalhes do acidente.
A obra, de responsabilidade da construtora Copema, é a mesma onde, em outubro do ano passado, um operário morreu ao cair do 9º andar do prédio.
Segundo o chefe da fiscalização do ministério, Germano Serafim de Oliveira, os dois funcionários feridos ontem estavam no 12º andar do edifício, quando um bloco de concreto de aproximadamente 30 kg, que estava alguns andares acima, caiu sobre eles.
O operário que traumatismo craniano seria operado ainda na noite de ontem, no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto. O outro ferido foi levado à Santa Casa da cidade.
O chefe da fiscalização não soube informar a identidade dos dois.
A reportagem tentou ouvir a Copema, por e-mail e por telefone. Um funcionário que atendeu o celular na noite de ontem informou que não havia mais pessoas na empresa e que só o departamento de marketing poderia dar informações a partir desta quarta.
MORTE
Gilmar Silva Ramos, 22, morreu em outubro ao cair do 9º andar da obra. Pedreiros que também trabalhavam no prédio disseram que ele puxava um recipiente com massa de reboque pelo fosso do elevador quando houve a queda.
Um vizinho da obra relatou já ter visto operários circularem pelo local sem os equipamentos de segurança --entretanto, ele não viu o momento do acidente que resultou na morte de Gilmar.
Na época, por meio de nota, a Copema disse que adotou medidas necessárias de segurança e lamentou a morte de Ramos.
Um mês antes do acidente, a Folha mostrou que a Copema teve dez autos de infração relacionados à falta de segurança entre 2010 e 2011, segundo dados de um dossiê do Ministério Público do Trabalho revelado com exclusividade pela reportagem.