A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) participou este mês do 1º Encontro de Paraquedistas de Maceió, incentivando a modalidade. Este ano, a prática encantou moradores e turistas na orla marítima de Maceió. Um grupo de paraquedistas realizou saltos numa das mais belas paisagens do País, colorindo o céu com os equipamentos adaptados para voos quase sempre inesquecíveis.

Mais de 250 adeptos do esporte participaram do encontro. Segundo a diretora do departamento de paraquedismo do Aeroclube de Alagoas, Ruth França, o evento foi considerado um sucesso. Os atletas realizaram movimentos sincronizados, em saltos executados a mais de cinco mil metros de altura.

Também denominado Sky Comics Boogie, o encontro reuniu vários paraquedistas com experiência internacional, despertando a atenção de pessoas que poderão vir a se tornar praticantes, como atesta o organizador do evento, o mineiro radicado em Alagoas, Stélio Andrade. Ele afirma ter planos ousados para o Estado, trabalhando para colocá-lo no cenário nacional do esporte.

“Para os iniciantes, temos cursos para saltos duplos, que acontecem no Aeroclube de Alagoas, com duração de apenas dez horas e garantia de total segurança”, afirmou Stélio. Ele destacou, ainda, o apoio da Semel, cuja parceria promete abrir caminhos para o fortalecimento da modalidade, que segue conquistando adeptos.

“Muitas pessoas acompanharam os saltos, numa clara demonstração da atração que o esporte exerce sobre todos nós. Por isso, vamos trabalhar para popularizá-lo ainda mais, de modo que os amantes do esporte não mais acompanhem exibições apenas pela televisão”, afirmou o secretário Gustavo Toledo, lembrando a utilização de um avião de origem alemã – que faz uma turnê pelo Brasil –, com capacidade para até 17 saltadores.

“É nossa obrigação trabalhar pelo desenvolvimento de qualquer modalidade esportiva. E o paraquedismo é algo incrível, digno do nosso incentivo, para que a atividade se estenda, inclusive, pelo interior do Estado”, reforçou Toledo, destacando que a secretaria ‘continua de portas abertas para iniciativas do tipo’.

Para Ruth França, uma das responsáveis pelo encontro em Maceió, o apoio da Semel foi decisivo. “O secretário Gustavo Toledo foi muito atencioso e se comprometeu a fazer o que for possível pela divulgação do nosso esporte, que é maravilhoso”, afirmou.