O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, ao lado do governador Teotonio Vilela participa, na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, de audiência no Ministério do Esporte. Entre os assuntos da pauta de discussão com ministro Aldo Rebelo, está a disposição do governo estadual em tornar Maceió um dos Centros de Treinamento da Copa 2014, e reivindicações para o esporte amador do Estado.
Durante o encontro com o ministro Aldo Rebelo, alagoano de Viçosa, o governador Teotonio Vilela reafirmará a disposição do governo estadual em tornar Maceió num dos Centros de Treinamento da Copa de 2014. A favor de Alagoas, sua localização geográfica muito bem situado entre duas sedes, Recife e Salvador, e conta com o moderno Estádio Rei Pelé, em processo de análise pela Fifa, além do potencial de seus atrativos turísticos, equipamentos e serviços.
Visando melhorar ainda mais a capacidade do estacionamento do Rei Pelé e construir outros equipamentos esportivos, inclusive um campo auxiliar, o secretário Jorge VI vai propor na reunião que seja ampliada a atual área com a parte que está sendo ocupada pela garagem da empresa de transportes ao lado (Veleiro). "Essa é a única área possível de se fazer a ampliação. O estacionamento está pequeno, precisamos de uma pista de atletismo, um campo auxiliar. Com isso, fica o legado para o Estado que poderá após a Copa receber grandes clubes para pré-temporada e poupar o nosso campo principal para treinamentos das nossas equipes que nos representam no ‘brasileirão’", ressaltou o secretário.
Estádio Vivo
O secretário Jorge VI informou que vai reivindicar junto ao ministro o apoio da concretização do Projeto Estádio Vivo, que visa tornar o Rei Pelé auto-sustentável capaz de gerar renda própria com melhor aproveitamento das áreas externa e interna. “Nossa idéia é construir quadras esportivas de cimento e campos de areia, salas para lutas de judô, jiu-jítsu, capoeira, taekwondo, karatê, e estruturar lojinhas e praça de alimentação na parte em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE), criando fluxo de pessoas, dando ocupação saudável e desenvolvendo o esporte alagoano", explicou Jorge VI.
O secretário cita ainda que o projeto pretende criar uma Central das Federações – para aglutinar todas as entidades do esporte amador um único espaço, além da reestruturação do restaurante e do antigo hotel transformado em dormitório para servir de hospedagem de atletas amadores visitantes participantes de competições locais, e também para os clubes visitantes em dias de jogo, além de parentes acompanhantes de pacientes carentes internados no HGE.
“Não só gerar renda, o Estádio Vivo servirá como importante ferramenta de inclusão social por meio da prática do esporte, que melhora a qualidade de vida e resgata muitas crianças e jovens do mundo cruel das drogas”, ressaltou Jorge VI.
PAE’s – O secretário informou também que vai apresentar outro importante projeto elaborado pela secretaria: o PAE’s – Praça de Atividades Esportivas, um complexo composto de espaços para a prática de várias atividades esportivas e de lazer a exemplo do atletismo, futebol, vôlei, basquete street, entre outras. “Pensamos num espaço que sirva tanto para as crianças e jovens, como para os adultos idosos. Nesses espaços, ganham as comunidades envolvidas e o poder público, porque esse projeto é economicamente mais viável que outros projetos como o ‘Praças da Juventude’, do governo federal”, conclui.










