Piranhas bate recorde em número de participantes de Consocial

24/01/2012 17:54 - Interior
Por Redação
Image

Com a presença de 162 pessoas, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) de Piranhas na sexta-feira, 20/01, bateu recorde em número de participantes em Consocial municipal. Organizada pela prefeitura, a conferência ocorreu no Clube Pajuçara, com representantes de Conselhos de Políticas Públicas, Poder Público e Sociedade Civil.

Na plenária estavam presentes seis secretários municipais, representantes de assentamentos rurais, empresários da cidade, comerciantes, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, coordenadores da assistência social, além de representantes dos municípios de Campo Alegre e Delmiro Gouveia, como ouvintes, preparando-se para as suas respectivas Consociais. A banda do Conservatório de Música do município fez a execução dos hinos Nacional e de Piranhas.

O evento foi aberto pela prefeita Mellina Freitas, que viajou 298 quilômetros, desde Maceió, onde marcou presença na Feira dos Municípios. “Fiz questão de estar aqui porque essa Conferência é importante para a nossa cidade. É um marco histórico. Piranhas avança ainda mais no dia de hoje”. Ela declarou seu compromisso com o tema e com o zelo na gestão pública como compromisso de todo administrador e destacou a presença de todos os setores da sociedade local. “A população compareceu em peso”, afirmou.

No tema de abertura, a controladora-geral do Estado, Rosa Tenório, ressaltou a representatividade da sociedade civil nas conferências, dos eixos temáticos, do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social e da importância das propostas. “O papel desta plenária e de proposições. Que Piranhas saia daqui fortalecida”. A plenária ouviu atentamente a exposição, apesar do corte de energia ocorrido.

A Conferência se seguiu com os encontros por grupo para debater e apresentar propostas nos eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A 1ª Consocial de Piranhas elegeu 10 delegados, dos quais um representante de Conselhos, seis da Sociedade Civil e três do poder público, com suplentes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..