O presidente Barack Obama receberá no dia 9 de fevereiro em Washington a visita do primeiro-ministro italiano, Mario Monti, para abordar temas como os esforços do país europeu para restaurar a confiança dos mercados e o crescimento econômico, disse nesta segunda-feira a Casa Branca.
"Ambos líderes discutirão as medidas integrais que o governo italiano está adotando para restaurar a confiança dos mercados e reativar o crescimento através de reformas estruturais, assim como as perspectivas para uma ampliação das medidas de proteção financeira europeia", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em um comunicado.
O governo de Monti adotou nesta sexta-feira um programa de reformas estruturais destinadas a dar um respiro à endividada economia, que já obteve uma forte oposição.
Monti espera colocar a Itália de volta no caminho do crescimento após anos de atraso econômico. O novo primeiro-ministro espera reduzir a taxa de endividamento, atualmente em 120% do Produto Interno Bruto (PIB), o dobro do limite de 60% estabelecido pela UE.
As medidas pretendem impulsionar a competitividade em vários setores e melhorar deficiente infraestrutura italiana, explicou.