O ano de 2011 foi bastante promissor com relação à empregabilidade em Alagoas. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho divulgados nesta terça-feira (24) apontam 20.050 postos de trabalho gerados no ano passado no Estado, apresentando uma expansão de 12,3% em comparação a 2010, quando alcançou 17.874 novos empregos. Já a taxa de crescimento de emprego de 5,91% em Alagoas foi acima da média nacional, com 5,41% e do Nordeste, com 5,71%.

A temporada de cruzeiros, que começou em novembro do ano passado, aqueceu o setor de serviços no tocante ao turismo. Só nos últimos dois meses foram 267 novas contratações. Os setores que mais contribuíram para o alcance desses números foram a construção civil, com 7.586 postos de trabalho; serviços, com 5.697; comércio, com 3.370 e a indústria da transformação, com 2.246.

O governador Teotonio Vilela se mostrou confiante de que em 2012, Alagoas manterá o mesmo ritmo de crescimento, já que a terceira etapa do Canal do Sertão será iniciada; o Programa Minha Casa Minha Vida será ainda mais intensificado e o espaço fiscal de 400 milhões de dólares, autorizado pela presidente Dilma Roussef para Alagoas e concebido graças ao ajuste fiscal, também dará uma grande contribuição para a geração de empregos através dos investimentos que serão realizados na saúde, na educação e na segurança pública. Lembrando ainda que teremos ainda este ano concursos nas áreas de Segurança Pública, com vagas para 1.500 profissionais, e na Educação, para professores, contribuindo assim para o aumento no estoque de empregos na administração pública.

“Hoje, Alagoas é um estado que tem credibilidade lá fora, com instituições de fomento federal e internacional e com o mercado privado. Ou seja, grandes empresas e empreendimentos estão vindo para nosso Estado e somente nos últimos 5 anos tivemos 50 novas indústrias e empreendimentos comerciais e de serviços. Alagoas hoje bate recorde em termo de geração de emprego, então estamos em um momento positivo e precisamos aproveitá-lo”, considerou o secretário do Trabalho, Herbert Motta.

Com relação à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes, Marechal Deodoro aparece em primeiro lugar, com 108 novos postos de trabalho; em seguida União dos Palmares, com 74; Arapiraca, com 59 e São Miguel dos Campos, com 20.

Os postos do Sistema nacional de Emprego (SINE/AL) também foram responsáveis pelas novas contratações, devido ao compromisso firmado através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) na intermediação da mão de obra com os 15 postos instalados no Estado, sendo dez no interior e cinco na capital. No último dia 16 deste mês, foi inaugurada a unidade do SINE em Coruripe, com vistas à instalação do Estaleiro Eisa, em breve, com previsão de gerar, no mínimo, 4.500 postos de trabalho, segundo o secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Otávio Gomes.

A população de Coruripe e região está sendo assistida para ser beneficiada com a construção do estaleiro e seus impactos, a exemplo do programa Qualifica Alagoas que considerou a demanda da região, e em sintonia com as atividades econômicas já existentes e observando o futuro empreendimento, ofertou 40 vagas para os cursos de manutenção industrial e soldador geral. Outra novidade é a unidade do SINE de Maragogi que será reinaugurada nos próximos dias.

Para informações, o SINE Jaraguá pode ser contatado através do número 3315-187, localizado na rua Silvério Jorge, 368, e pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.