O primeiro dia de provas do concurso do Ministério Público Estadual neste domingo (22) aconteceu em um clima de total tranquilidade. Não foram registrados incidentes, nem tentativas de fraudes. O gabarito do nível superior será divulgado no site da Copeve a partir das 21h do dia 24 de janeiro. Agora os inscritos para os cargos de nível médio se preparam para provas no dia 29 de janeiro. São 9855 candidatos disputando 22 vagas com remuneração de R$ 1720,57.
O procurador-geral de Justiça substituto, Sérgio Jucá, ao lado da comissão do concurso presidida pelo procurador de Justiça Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e com os promotores de Justiça Humberto Pimentel Costa e Carlos Omena Simões, esteve presente em todos os locais de prova em Maceió. A visita teve um sentido de observar o funcionamento do esquema de segurança previsto pela Fundepes/Ufal. As provas foram aplicadas para 5945 candidatos.
Além de Maceió, os candidatos aos cargos de nível superior fizeram provas em Arapiraca, Penedo, Delmiro Gouveia e União dos Palmares. Os portões foram fechados às 12h40 (no horário de Alagoas). A única preocupação era com os candidatos que tiveram que ser transferidos, mas nenhuma pessoa foi prejudicada. Isso porque as fortes chuvas que caíram na madrugada da sexta-feira (20), danificaram as salas de aula da Escola José da Silva Camerino, no Cepa. Com isso, os candidatos foram transferidos a Escola José Correia Titara, no mesmo local.
A remuneração inicial para os cursos que exigem nível superior é R$ 3 mil. Para analistas na área jurídica (17 vagas), exclusivamente, para bacharéis em Direito. Na área administrativa são ofertadas (11 vagas) para quem concluiu graduação em qualquer curso superior, mas também há vagas destinadas para formados em Administração Pública, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Informática, Direito e Economia. Também serão realizadas provas para o preenchimento de cadastros de reserva para os cursos de Biblioteconomia, Informática, Psicologia e Serviço Social. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.