Maceió será sede, nestas terça (24), quarta (25) e quinta-feiras (26), do Encontro Regional de Monitores da Rede de Formação Telecentros.BR. O evento acontece no auditório do Hotel Ouro Branco, a partir das 10h30. A programação conta com oficinas, palestras e grupos de trabalho com temáticas voltadas para a articulação da formação em rede e a ampliação das ações de projetos comunitários.

Participarão do evento cerca de 50 pessoas, incluindo coordenadores, supervisores, tutores e monitores de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Os monitores serão submetidos à parte presencial do curso de formação, que é quase todo realizado à distancia via internet.

Órgão proponente, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estará recepcionando os participantes. “Este encontro é de extrema importância para a formação dos monitores. Eles poderão contribuir ativamente no desenvolvimento dos projetos aplicados nos telecentros”, afirma o coordenador de Programas de Inclusão Digital da Secti, Heber Maia.

Atualmente, a Secti trabalha com dois telecentros, que funcionam no Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa) e na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A secretaria solicitou mais 24 telecentros e cerca de 20 deles devem entrar em funcionamento em 2012. As unidades serão localizadas nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, Coruripe, Batalha, Viçosa, Santana do Ipanema e Penedo.

Telecentros.BR

O programa nacional de apoio à inclusão digital visa proporcionar acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à internet disponíveis para múltiplos usos. Isso inclui navegação livre e assistida, além de cursos de capacitação por meio de ferramentas e plataformas digitais de ensino à distância, trazendo a possibilidade de aumentar os conhecimentos e adquirir novas ferramentas para competir no mercado profissional.