A equipe multiprofissional de plantonistas do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde do Município de Maceió (Cievs) participou, na quarta-feira (18), de mais uma capacitação promovida dentro do ciclo de educação continuada do serviço. Com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais, que já vêm atuando em hospitais e unidades de saúde da cidade, o ciclo irá debater inúmeros assuntos que contribuam com o desenvolvimento do trabalho da equipe.

“Estamos investindo na ampliação do conhecimento acerca de diversas questões, dando uniformidade às informações repassadas à equipe, composta por profissionais de várias áreas. A finalidade dessa ação é garantir objetividade e eficiência ao trabalho, especialmente em eventos que exijam agilidade na tomada de decisões, no sentido de prevenir ou minimizar situações que gerem risco à população”, explicou o coordenador do Cievs Maceió, Magliones Carneiro.

Na atividade da quarta-feira, o tema discutido foi “dengue”, escolhido por conta da proximidade do período de maior incidência da doença durante o ano, quando a combinação de altas temperaturas se soma à ocorrência de chuvas, elevando historicamente a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti.

A equipe de plantonistas do Cievs do município contou com a apresentação do coordenador do Programa da Dengue em Maceió, Manoel Araújo – que abordou o controle do vetor – e do técnico em Vigilância Epidemiológica do município, Aldemário Lins – que falou sobre sintomatologia da doença e encaminhamento de casos – além da explanação do coordenador do Centro de Informações acerca de exames laboratoriais.

“Discutimos o tema de forma que a equipe possa ajudar os estabelecimentos de saúde a detectar casos da doença e orientar os procedimentos na captação dessa ocorrência de maneira mais adequada”, disse Carneiro, ressaltando que as capacitações terão continuidade conforme a necessidade dos profissionais.