O bairro de Ipioca, no Litoral Norte, recebeu, nesta sexta-feira (20), a Caravana Cidadã, promovida pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) e as Secretarias de Defesa Social (Seds), da Paz (Sepaz) e da Articulação Social. O evento aconteceu na Escola Jornalista Raul Lima e reuniu cerca de 800 pessoas, que compareceram em busca dos serviços ofertados.

A Seteq levou os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com 37 emissões de carteira de trabalho, e 93 registros na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), que cadastrou para serviços autônomos de pedreiro, diarista e pintor. A Superintendência de Qualificação Profissional e Social ainda cadastrou 100 pessoas no Qualifica Alagoas para cursos de chefe de cozinha, cozinheiro, auxiliar de cozinha, recepcionista de hotel, camareira, porteiro com inclusão digital, garçom, pedreiro, repositor estoquista e vendedor.

“Esse é um momento muito importante para nós que não temos condições financeiras para pagar cursos de qualificação. Com essa ação, teremos a oportunidade de nos prepararmos para o mercado de trabalho e ainda de tirarmos os documentos. Estou muito feliz com essa ação do Governo do Estado”, afirmou a dona de casa Maria Alice de Souza, que participou das ações de cidadania.

Como prerrogativa do programa Qualifica Alagoas, os cursos serão oferecidos mediante a necessidade da população de Ipioca e dos povoados de Saúde e Pescaria, atendendo ainda às demandas de vagas de emprego existentes na região de Ipioca e grande Maceió. Visitas feitas pelas lideranças locais e levantamento do Sine/AL mostram que há a necessidade de preparar a comunidade para as profissões de chefe de cozinha, cozinheiro, auxiliar de cozinha, recepcionista de hotel, camareira, porteiro, garçom, cumin, mensageiro, pedreiro, açougueiro e vendedor.

“Essa é uma ação continuada de busca ativa pelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ação de cidadania. Aqui em Ipioca fizemos diferente, disponibilizando as vagas relacionadas às necessidades da região, fazendo com que o cidadão daqui não se desloque para oportunidades de emprego”, disse o secretário do Trabalho, Herbert Motta.

Ele ainda acrescenta nos próximos dias deve ser lançado o novo edital do Qualifica Alagoas. “A expectativa é boa e esperamos nos próximos dias já lançar o edital para as 500 vagas remanescentes da busca ativa do ano passado. Todos esses recursos são do Fundo de Combate à Pobreza, sendo mais uma ação do Governo do Estado com recurso próprios”, acrescentou ele, que visitou o local.