Fiea e Sebrae promovem o Alagoas Fashion Day’12

19/01/2012 03:29 - Geral
Por Redação
Image

No próximo dia 2 de fevereiro, o auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa vai ser o palco da moda alagoana. A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN/AL), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão promover, em parceria, o Exporta Alagoas Fashion Day’12.

O importante é que o Centro da Moda de Murici com suas fábricas:Ideia do Sol, moda praia e Menta Limão, moda feminina estarão participando do Fashion Day' 12 abrindo assim uma boa perspectiva para o mercado Internacional dessas duas empresas de Murici.

O evento apresentará, em nossa capital, as tendências da moda local e a modernidade dos desfiles virtuais que surpreenderam e encantaram os públicos nos eventos de moda de Milão e do Rio de Janeiro. O tema será “Mulheres Alagoanas” e terá a participação das empresas que receberam apoio para o desenvolvimento das suas marcas e da coleção por meio do Programa Exporta Alagoas – Confecções.

O menu inclui peças de moda infantil, feminina, roupas de mesa e moda praia. A ideia é que os fabricantes de moda made in Alagoas cresçam e tenham respaldo para conquistar mais espaço no mercado local, além do público externo. “O manufaturado alagoano nada fica devendo aos produtos de outros estados, mesmo nos centros maiores. A qualidade dos nossos produtos é o grande diferencial e a grande vantagem de nossas indústrias”, disse o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade.

O segredo para que a moda local seja destaque nas vitrines do nosso Estado e do mundo está na forma como ela é apresentada. “Moda é comunicação, vai além do simples ato de vestir ou usar uma peça”, explica o curador do Exporta Alagoas Fashion Day’12, James Silver. Ele afirma que os produtos hand made precisam se “despir daquela coisa caricata” para se livrarem dos preconceitos e agregar valor.

“Veja o exemplo do [estilista] Marcos Telles, que tem formação em Milão. Ele transforma o artesanato de filé do Pontal da Barra em alta costura. Com isso, uma peça que custaria R$ 15 pode chegar a R$ 15 mil. Se você imita uma Fórum ou uma Dolce & Gabbana, sua marca será sempre secundária. Mas se você realça as particularidades da sua região, as chances de agradar ao público são maiores”, declara.

Exporta Alagoas

Desenvolvido pela Fiea (por meio do CIN/AL) e pelo Sebrae, o Programa Exporta Alagoas – Confecções visa à preparação de associações, cooperativas e micro e pequenas empresas do nosso Estado, devidamente formalizadas, para o ingresso e atuação no mercado exterior, por meio de sensibilizações, capacitações, consultorias e inserção competitiva. Realizado no ano de 2011, o projeto contou com o apoio do Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest/AL).

O Fashion Day’12 é o fechamento do trabalho feito pelo programa.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..