O mês de janeiro conhecido pelo sol e por atrair um grande fluxo de turistas para o estado, agora será palco de um dos melhores eventos já consolidados no calendário anual de Alagoas, a Feira dos Municípios Alagoanos. De 19 a 22 de janeiro, o Centro de Convenções de Maceió compilará a arte e cultura de mais de 80 municípios e promete atrair turistas. Segundo informações da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), são esperados mais de 200 mil visitantes durante o evento.
Chegando a 6ª edição, o evento acontece – pela primeira vez – no mês de janeiro, antes a Feira era realizada no mês de maio. A justificativa é conciliar a temporada turística com o evento e fomentar o comércio local. A AMA está em contato com todo o trade turístico e agências de receptivo para que a Feira entre na rota de passeios no período de 19 a 22 de janeiro. Pela primeira vez o evento acontece em janeiro, justamente para intensificar a divulgação junto aos turistas.
O governo do Estado também apoia a iniciativa por acreditar nela como um grande instrumento de divulgação. A secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) está reforçando a realização do evento, por meio das mídias sociais, com as associações e entidades ligadas ao setor turístico.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a Feira é uma vitrine do que Alagoas pode oferecer ao alagoano, como também ao turista. “Vamos aproveitar e divulgar os nossos atrativos, a exemplo da gastronomia, artesanato e potencial turístico”, afirma.
Feira - Realizada pela AMA, em parceria com o IBCOM, a Feira tem o objetivo de criar oportunidades de negócios, além de promover intercâmbio entre os municípios, a divulgação do Estado e gerar emprego e renda para pequenos artesãos, empreendedores, associações e cooperativas. Com o tema “Arte com as Mãos”, o evento homenageará os mestres artesãos, que trançam a palha, esculpem a madeira e dão forma à arte alagoana em sua grande diversidade.