Plano Decenal de Arapiraca é referência para gestores públicos no Brasil

17/01/2012 08:55 - Geral
Por Redação
Image

Idealizado pelo prefeito Luciano Barbosa (PMDB), o Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca está se tornando referência para gestores públicos no Brasil.

A ideia consiste na criação de 14 câmaras temáticas, onde são debatidas as principais questões para alavancar o desenvolvimento econômico, social, cultural e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida dos moradores para os próximos dez anos.

Acima de tudo, o Plano Decenal será um legado do prefeito Luciano Barbosa para os futuros gestores da terra de Manoel André.

Iniciados no dia 1º de dezembro do ano passado, os trabalhos incluíram a realização de 14 oficinas envolvendo secretários municipais, vereadores, empresários, educadores, sindicalistas, agricultores e representantes de movimentos sociais.

Iniciativa pioneira no país, o Plano está mobilizando representantes dos 220 mil moradores e integrantes dos poderes públicos de Arapiraca.

Participação do povo

De acordo com o coordenador do Plano Decenal, o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, o arapiraquense Paulo Sérgio Barboza de Melo, a consolidação das sugestões da sociedade fez parte da primeira etapa dos trabalhos, no final do mês de dezembro.

Na primeira etapa do plano, os gestores foram divididos em cinco grupos: Desenvolvimento Econômico (oficinas de agricultura, oportunidades, emprego e renda); Educação e Desenvolvimento Humano (educação, esporte, lazer e cultura); Saúde e Bem-Estar Social (saúde e assistência social); Infraestrutura (infraestrutura e desenvolvimento urbano, transportes, iluminação, resíduos sólidos e meio ambiente) e Grupo de Articulação (segurança e juventude).

Somente no último dia das oficinas, o prefeito Luciano Barbosa esteve na Escola de Governo para acompanhar os trabalhos da oficina de consolidação, e, em seguida, retornou para retomar a agenda no Centro Administrativo Municipal.

O Plano Decenal consiste na criação de 14 Câmaras Setoriais, com foco em projetos para ações de educação, saúde, agricultura, geração de emprego e renda, cultura, lazer, infraestrutura urbana, bem como outras áreas sociais, para que seja planejado o desenvolvimento do município pelos próximos dez anos.

As reuniões de trabalho na área urbana foram encerradas no último dia 11 de janeiro, com a Oficina de Consolidação, no Levinos Hall.

Zona Rural

Depois, serão realizadas mais dez oficinas em comunidades-polo, na zona rural de Arapiraca. Cada reunião temática contará com a participação de 150 pessoas, totalizando, ao final dos trabalhos, um contingente de aproximadamente 1.500 cidadãos e cidadãs arapiraquenses.

A elaboração do Plano ainda inclui reunião com representantes do Fórum de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (FDLIS)- entidade com mais de 60 representantes de segmentos sociais do município, incluindo lideranças comunitárias, sindicalistas, empresários, lojistas, integrantes de movimentos culturais e da juventude, entre outros.

A meta da coordenação do Plano é concluir o documento para apresentação à sociedade no fim do mês de março.

Uveal encampou a ideia

Ao tomar conhecimento da elaboração do Plano Decenal de Arapiraca, a Comissão de Acompanhamento da Reforma Política da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) está levando o projeto para outras cidades do Estado, como parte da realização do Seminário de Gestão Pública e Orçamento Participativo.

Um grupo de jovens vereadores está percorrendo vários municípios alagoanos para debater a ética na política e o orçamento participativo na gestão pública.

Liderados pelo cacimbense e presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Hugo Wanderley (PMDB), os parlamentares realizam encontros mensais em conjunto com a participação de representantes da sociedade civil organizada de cada município.

A comissão é liderada pelos vereadores por Palmeira dos Índios, França Júnior (PSDB), Saulo Moura (PT) por Campo Grande e o vereador por Murici, Anizio Amorim, o Anizão (PMN).

No mês de novembro, a comissão realizou o primeiro encontro, na cidade de Palmeira dos Índios. “Convidamos o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e ele aceitou juntar-se ao grupo e percorrer os municípios para falar de suas experiências como gestor público”, relata França Júnior.

Em seguida, foram realizados encontros com dezenas de vereadores nas cidades de União dos Palmares e Traipu.

Na última sexta-feira (13), a União dos Vereadores de Alagoas promoveu mais um encontro, dessa vez na cidade de Paulo Jacinto.Durante o evento, a presidente da Câmara de Vereadores de Maribondo, Maria José Correia dos Santos (PSC), elogiou a iniciativa da Uveal e parabenizou a escolha do nome do prefeito Luciano Barbosa para proferir as palestras aos edis.

“A gestão pública em Arapiraca é um exemplo em Alagoas e no Brasil. É muito importante termos uma referência positiva para mudarmos a forma de fazer política e o conceito que a maior parte das pessoas têm hoje da classe política”, afirmou ela.

Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a iniciativa da Uveal, salientando a participação da comissão de jovens vereadores que está encabeçando a proposta de reforma política, com a troca de conhecimentos entre os poderes Legislativo e Executivo.

“É muito bom vermos uma juventude engajada e preocupada com a profissionalização da gestão pública e com o controle social para que os administradores possam conhecer melhor as leis e melhorar a aplicação dos investimentos financeiros priorizando a vontade da população”, completou.

De acordo com o presidente da União dos Vereadores de Alagoas, Hugo Wanderley, o próximo encontro está previsto para ocorrer no dia 27 deste mês, na cidade de Piranhas, no Alto Sertão alagoano.

Acesse>>twitter>>@Bsoutomaior

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..