Baixo estoque de sangue com fator negativo preocupa direção do Hemoar

16/01/2012 12:26 - Maceió
Por Redação

Estatísticas do Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) apontam que o número de doadores de sangue de fatores negativos está abaixo do necessário. De acordo com a diretora do órgão, Márcia Rocha, a escassez deve-se a dois princípios básicos: pouca quantidade de pessoas com esse tipo sanguíneo e menor ainda o número de voluntários que doam sangue.


“Em 2011, tivemos, uma média, de sete mil doações. Mas, infelizmente, cerca de 60% desse público veio doar sangue apenas pelo fato de algum amigo ou parente estar necessitando e não como doador voluntário. Antes da doação fazemos uma triagem médica e também trabalhamos a parte psicológica, mostrando a importância da ação e, principalmente, esclarecendo sobre os mitos em relação ao ato de doar sangue”, explicou Márcia.


O Hemoar atende oito unidades hospitalares de Arapiraca, além de seis municípios vizinhos. Segundo a diretora, somente a Unidade de Emergência do Agreste (UE) é responsável por consumir, em média, 30% do sangue coletado durante o mês. Ainda conforme Márcia Rocha, vários fatores contribuem para a diminuição no número de doadores voluntários em Arapiraca, e um deles é a população que reside na zona rural e que não pode se deslocar com freqüência para cidade por conta do período de plantação nas lavouras.


Mas um dos principais motivos da falta de doadores é atribuído à desinformação da população que, em boa parte, teme que a doação seja um processo dolorido ou que venha a fazer mal à saúde.


Desinformação e mitos afastam doadores - “A falta de informação faz com que muitos mitos sejam criados pelas pessoas quando o assunto é doar sangue. Algumas mulheres, quando menstruadas, acham que não podem doar sangue, temendo ficar com pouca reserva no corpo. Já alguns homens acreditam que, doando sangue, ficarão mais fracos e sem disposição. São mitos”, assegura a diretora do Hemoar, informando que uma mulher menstruada pode sim realizar a doação, porque o sangue expelido na menstruação já é uma reserva natural do organismo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..