Uma via chamada “nova advocacia” na disputa pela OAB

13/01/2012 08:01 - Blog do Vilar
Por Redação

Nos bastidores da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, há quem diga – e ache! – que a disputa pela presidência da instituição será polarizada entre os advogados Marcelo Brabo (especializado em Direito Eleitoral) e Welton Roberto (conselheiro federal e especialista na área criminal).

Os dois pertencem ao grupo do atual presidente Omar Coelho, mas parece não haver acordo de candidatura única, até o presente momento. Em um futuro próximo, isto pode levar a um racha no grupo. Já se levantou a ideia de um terceiro mandato de Coelho, mas ao que tudo indica, hipótese completamente afastada.

Mas, além dos nomes já postos, há pelo menos outros dois grupos tentando se mobilizar. Um deles é de oposição ferrenha e tem como integrante o procurador Márcio Guedes, como o próprio confirma!

O outro traz uma proposta interessante e já foi batizado – nos bastidores da classe – de “Nova Advocacia”. Talvez, um trocadilho: é formado por jovens advogados e por nomes que não estão associados às recentes disputas pela OAB/AL.


A Nova Advocacia possui a “liderança” – segundo apurou este blog – do advogado Wagner Paes, mas isto não quer dizer que ele seja o candidato do grupo. Há uma discussão, segundo fui informado, bastante democrática neste sentido. Inclusive com espaços para as indicações de conselheiro. “Querem renovar a OAB”, assim disse uma fonte.

Perguntei o número de advogados que ingressariam nesta frente. A resposta: cerca de 200 já engajados. Em próximas reuniões, o grupo estuda a estruturação de mais uma via na disputa, apoio ou neutralidade. As eleições da OAB não serão mornas.

 

PS: Caros leitores, em função de alguns compromissos de ordem pessoal, estou tendo dificuldades para a liberação de comentários de forma imediata. Mas, prometo que segunda-feira,16, estarei regularizando tudo! Conto com o auxílio dos companheiros de CadaMinuto nesta tarefa de liberar a opinião de vocês. Orgulho-me muito do leitor que conquistei, inclusive os que discordam de análises postadas aqui, mas estão sempre prontos ao bom combate.

 

Peço desculpas, mas na próxima semana, os comentários já serão liberados com maior agilidade. Certo da compreensão de todos, agradeço de coração!
 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..